SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ELETRODINÂMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98499 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5093 "inscrito_id" => 11161 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ELETRODINÂMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "A Física é uma ciência que descreve e explica os fenômenos naturais do universo por meio de leis e teorias. É essencial utilizar metodologias que relacionem a teoria à prática. O ensino experimental pode ser enriquecedor, principalmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde o público-alvo são pessoas que não tiveram a oportunidade de finalizar seus estudos na idade regular. Por meio de aulas práticas é possível tornar o ensino de Física mais significativo para esse público, mostrando uma ciência viva e presente no seu cotidiano, garantindo assim, uma educação de qualidade. O objetivo deste trabalho é relatar uma sequência didática com o tema eletrodinâmica, aplicada na turma do EJA do curso técnico de Manutenção e Suporte de Informática no IFRN, campus Santa Cruz, como uma das ações desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica. Foram discutidos conceitos relacionados a corrente elétrica, leis de Ohm, potência dissipada, efeito Joule e associação de resistores, por meio de aula demonstrativa e utilização de um simulador do PhET. Na aula de demonstração foi usado uma bateria de 9V e duas palhas de aço com o intuito de mostrar o efeito Joule, que consiste na transformação de energia elétrica em energia térmica quando uma corrente elétrica passa por um condutor. O simulador PhET foi utilizado para mostrar uma associação de resistores em série e em paralelo, buscando diferenciar suas características quanto a corrente elétrica e tensão. A apresentação do simulador despertou grande interesse, principalmente de um aluno que trabalhava como pedreiro e eletricista. Foi possível também observar a interação e participação dos alunos, que assemelhavam conceitos Físicos com vivências do cotidiano. Por fim, é fundamental usar estratégias que levem em consideração a realidade de vida desses alunos buscando conectar os fenômenos com suas experiências diárias, procurando sempre facilitar o processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11161_TB5093_10122023172715.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Mariana Rodrigu" "autor_email" => "marianarodrigues78900@gma" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98499 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5093 "inscrito_id" => 11161 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ELETRODINÂMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "A Física é uma ciência que descreve e explica os fenômenos naturais do universo por meio de leis e teorias. É essencial utilizar metodologias que relacionem a teoria à prática. O ensino experimental pode ser enriquecedor, principalmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde o público-alvo são pessoas que não tiveram a oportunidade de finalizar seus estudos na idade regular. Por meio de aulas práticas é possível tornar o ensino de Física mais significativo para esse público, mostrando uma ciência viva e presente no seu cotidiano, garantindo assim, uma educação de qualidade. O objetivo deste trabalho é relatar uma sequência didática com o tema eletrodinâmica, aplicada na turma do EJA do curso técnico de Manutenção e Suporte de Informática no IFRN, campus Santa Cruz, como uma das ações desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica. Foram discutidos conceitos relacionados a corrente elétrica, leis de Ohm, potência dissipada, efeito Joule e associação de resistores, por meio de aula demonstrativa e utilização de um simulador do PhET. Na aula de demonstração foi usado uma bateria de 9V e duas palhas de aço com o intuito de mostrar o efeito Joule, que consiste na transformação de energia elétrica em energia térmica quando uma corrente elétrica passa por um condutor. O simulador PhET foi utilizado para mostrar uma associação de resistores em série e em paralelo, buscando diferenciar suas características quanto a corrente elétrica e tensão. A apresentação do simulador despertou grande interesse, principalmente de um aluno que trabalhava como pedreiro e eletricista. Foi possível também observar a interação e participação dos alunos, que assemelhavam conceitos Físicos com vivências do cotidiano. Por fim, é fundamental usar estratégias que levem em consideração a realidade de vida desses alunos buscando conectar os fenômenos com suas experiências diárias, procurando sempre facilitar o processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11161_TB5093_10122023172715.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Mariana Rodrigu" "autor_email" => "marianarodrigues78900@gma" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }