Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ELETRODINÂMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98499
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5093
    "inscrito_id" => 11161
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ELETRODINÂMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "A Física é uma ciência que descreve e explica os fenômenos naturais do universo por meio de leis e teorias. É essencial utilizar metodologias que relacionem a teoria à prática. O ensino experimental pode ser enriquecedor, principalmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde o público-alvo são pessoas que não tiveram a oportunidade de finalizar seus estudos na idade regular. Por meio de aulas práticas é possível tornar o ensino de Física mais significativo para esse público, mostrando uma ciência viva e presente no seu cotidiano, garantindo assim, uma educação de qualidade. O objetivo deste trabalho é relatar uma sequência didática com o tema eletrodinâmica, aplicada na turma do EJA do curso técnico de Manutenção e Suporte de Informática no IFRN, campus Santa Cruz, como uma das ações desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica. Foram discutidos conceitos relacionados a corrente elétrica, leis de Ohm, potência dissipada, efeito Joule e associação de resistores, por meio de aula demonstrativa e utilização de um simulador do PhET. Na aula de demonstração foi usado uma bateria de 9V e duas palhas de aço com o intuito de mostrar o efeito Joule, que consiste na transformação de energia elétrica em energia térmica quando uma corrente elétrica passa por um condutor. O simulador PhET foi utilizado para mostrar uma associação de resistores em série e em paralelo, buscando diferenciar suas características quanto a corrente elétrica e tensão. A apresentação do simulador despertou grande interesse, principalmente de um aluno que trabalhava como pedreiro e eletricista. Foi possível também observar a interação e participação dos alunos, que assemelhavam conceitos Físicos com vivências do cotidiano. Por fim, é fundamental usar estratégias que levem em consideração a realidade de vida desses alunos buscando conectar os fenômenos com suas experiências diárias, procurando sempre facilitar o processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11161_TB5093_10122023172715.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Mariana Rodrigu"
    "autor_email" => "marianarodrigues78900@gma"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98499
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5093
    "inscrito_id" => 11161
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ELETRODINÂMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "A Física é uma ciência que descreve e explica os fenômenos naturais do universo por meio de leis e teorias. É essencial utilizar metodologias que relacionem a teoria à prática. O ensino experimental pode ser enriquecedor, principalmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde o público-alvo são pessoas que não tiveram a oportunidade de finalizar seus estudos na idade regular. Por meio de aulas práticas é possível tornar o ensino de Física mais significativo para esse público, mostrando uma ciência viva e presente no seu cotidiano, garantindo assim, uma educação de qualidade. O objetivo deste trabalho é relatar uma sequência didática com o tema eletrodinâmica, aplicada na turma do EJA do curso técnico de Manutenção e Suporte de Informática no IFRN, campus Santa Cruz, como uma das ações desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica. Foram discutidos conceitos relacionados a corrente elétrica, leis de Ohm, potência dissipada, efeito Joule e associação de resistores, por meio de aula demonstrativa e utilização de um simulador do PhET. Na aula de demonstração foi usado uma bateria de 9V e duas palhas de aço com o intuito de mostrar o efeito Joule, que consiste na transformação de energia elétrica em energia térmica quando uma corrente elétrica passa por um condutor. O simulador PhET foi utilizado para mostrar uma associação de resistores em série e em paralelo, buscando diferenciar suas características quanto a corrente elétrica e tensão. A apresentação do simulador despertou grande interesse, principalmente de um aluno que trabalhava como pedreiro e eletricista. Foi possível também observar a interação e participação dos alunos, que assemelhavam conceitos Físicos com vivências do cotidiano. Por fim, é fundamental usar estratégias que levem em consideração a realidade de vida desses alunos buscando conectar os fenômenos com suas experiências diárias, procurando sempre facilitar o processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11161_TB5093_10122023172715.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Mariana Rodrigu"
    "autor_email" => "marianarodrigues78900@gma"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Física é uma ciência que descreve e explica os fenômenos naturais do universo por meio de leis e teorias. É essencial utilizar metodologias que relacionem a teoria à prática. O ensino experimental pode ser enriquecedor, principalmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde o público-alvo são pessoas que não tiveram a oportunidade de finalizar seus estudos na idade regular. Por meio de aulas práticas é possível tornar o ensino de Física mais significativo para esse público, mostrando uma ciência viva e presente no seu cotidiano, garantindo assim, uma educação de qualidade. O objetivo deste trabalho é relatar uma sequência didática com o tema eletrodinâmica, aplicada na turma do EJA do curso técnico de Manutenção e Suporte de Informática no IFRN, campus Santa Cruz, como uma das ações desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica. Foram discutidos conceitos relacionados a corrente elétrica, leis de Ohm, potência dissipada, efeito Joule e associação de resistores, por meio de aula demonstrativa e utilização de um simulador do PhET. Na aula de demonstração foi usado uma bateria de 9V e duas palhas de aço com o intuito de mostrar o efeito Joule, que consiste na transformação de energia elétrica em energia térmica quando uma corrente elétrica passa por um condutor. O simulador PhET foi utilizado para mostrar uma associação de resistores em série e em paralelo, buscando diferenciar suas características quanto a corrente elétrica e tensão. A apresentação do simulador despertou grande interesse, principalmente de um aluno que trabalhava como pedreiro e eletricista. Foi possível também observar a interação e participação dos alunos, que assemelhavam conceitos Físicos com vivências do cotidiano. Por fim, é fundamental usar estratégias que levem em consideração a realidade de vida desses alunos buscando conectar os fenômenos com suas experiências diárias, procurando sempre facilitar o processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.