A Performance na Educação abre possibilidades para uma educação mais inclusiva, diversificada e engajadora, preparando estudantes e professores para os desafios e oportunidades do mundo contemporâneo e da práxis social. Portanto, este artigo tem como objetivo investigar a presença da Performance na Educação, com foco no desenvolvimento da criatividade, reflexão crítica e transformação social. Os objetivos específicos buscam a) analisar a relação entre Performance e Educação; b) investigar o desenvolvimento da criatividade, reflexão crítica e transformação social por meio de práticas em Performance; c) Avaliar o potencial da arte da Performance na Educação por meio de uma abordagem artístico-pedagógica. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica, por meio da consulta a artigos científicos dos últimos 10 anos que abordam o tema. Para tanto, exploraremos as contribuições teóricas e práticas apresentadas por diversos autores sobre o tema entre Performance e Educação, a saber: Bom-Tempo, (2013); Conte (2013a); Conte (2013b). Gonçalves, Gonçalves, (2018); Gonçalves, Pereira (2018); Icle (2010); Pereira (2014); Pineau (2010); Schechner (2010), entre outros. Os resultados obtidos revelam que a incorporação da Performance na prática pedagógica pode estimular a criatividade dos estudantes e professores, permitindo-lhes experimentar formas outras de expressão e atuação pedagógica. Além disso, a Performance na Educação promove a reflexão crítica da prática social mais ampla, incentivando estudantes e professores a se envolverem em ações coletivas para mudanças significativas em seus grupos sociais. Conclui-se que a Performance é uma abordagem artístico-pedagógica relevante à Educação contemporânea mais envolvente, significativa e alinhada com as demandas e desafios da sociedade atual.