PERFORMANCE NA EDUCAÇÃO: CRIATIVIDADE, REFLEXÃO CRÍTICA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL COMO ABORDAGEM ARTÍSTICO-PEDAGÓGICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99137 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5914 "inscrito_id" => 3138 "titulo" => "PERFORMANCE NA EDUCAÇÃO: CRIATIVIDADE, REFLEXÃO CRÍTICA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL COMO ABORDAGEM ARTÍSTICO-PEDAGÓGICA" "resumo" => "A Performance na Educação abre possibilidades para uma educação mais inclusiva, diversificada e engajadora, preparando estudantes e professores para os desafios e oportunidades do mundo contemporâneo e da práxis social. Portanto, este artigo tem como objetivo investigar a presença da Performance na Educação, com foco no desenvolvimento da criatividade, reflexão crítica e transformação social. Os objetivos específicos buscam a) analisar a relação entre Performance e Educação; b) investigar o desenvolvimento da criatividade, reflexão crítica e transformação social por meio de práticas em Performance; c) Avaliar o potencial da arte da Performance na Educação por meio de uma abordagem artístico-pedagógica. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica, por meio da consulta a artigos científicos dos últimos 10 anos que abordam o tema. Para tanto, exploraremos as contribuições teóricas e práticas apresentadas por diversos autores sobre o tema entre Performance e Educação, a saber: Bom-Tempo, (2013); Conte (2013a); Conte (2013b). Gonçalves, Gonçalves, (2018); Gonçalves, Pereira (2018); Icle (2010); Pereira (2014); Pineau (2010); Schechner (2010), entre outros. Os resultados obtidos revelam que a incorporação da Performance na prática pedagógica pode estimular a criatividade dos estudantes e professores, permitindo-lhes experimentar formas outras de expressão e atuação pedagógica. Além disso, a Performance na Educação promove a reflexão crítica da prática social mais ampla, incentivando estudantes e professores a se envolverem em ações coletivas para mudanças significativas em seus grupos sociais. Conclui-se que a Performance é uma abordagem artístico-pedagógica relevante à Educação contemporânea mais envolvente, significativa e alinhada com as demandas e desafios da sociedade atual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3138_TB5914_19112023131125.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEISON AMORIM DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GLEISON AMORIM" "autor_email" => "gleison.amorim@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99137 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5914 "inscrito_id" => 3138 "titulo" => "PERFORMANCE NA EDUCAÇÃO: CRIATIVIDADE, REFLEXÃO CRÍTICA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL COMO ABORDAGEM ARTÍSTICO-PEDAGÓGICA" "resumo" => "A Performance na Educação abre possibilidades para uma educação mais inclusiva, diversificada e engajadora, preparando estudantes e professores para os desafios e oportunidades do mundo contemporâneo e da práxis social. Portanto, este artigo tem como objetivo investigar a presença da Performance na Educação, com foco no desenvolvimento da criatividade, reflexão crítica e transformação social. Os objetivos específicos buscam a) analisar a relação entre Performance e Educação; b) investigar o desenvolvimento da criatividade, reflexão crítica e transformação social por meio de práticas em Performance; c) Avaliar o potencial da arte da Performance na Educação por meio de uma abordagem artístico-pedagógica. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica, por meio da consulta a artigos científicos dos últimos 10 anos que abordam o tema. Para tanto, exploraremos as contribuições teóricas e práticas apresentadas por diversos autores sobre o tema entre Performance e Educação, a saber: Bom-Tempo, (2013); Conte (2013a); Conte (2013b). Gonçalves, Gonçalves, (2018); Gonçalves, Pereira (2018); Icle (2010); Pereira (2014); Pineau (2010); Schechner (2010), entre outros. Os resultados obtidos revelam que a incorporação da Performance na prática pedagógica pode estimular a criatividade dos estudantes e professores, permitindo-lhes experimentar formas outras de expressão e atuação pedagógica. Além disso, a Performance na Educação promove a reflexão crítica da prática social mais ampla, incentivando estudantes e professores a se envolverem em ações coletivas para mudanças significativas em seus grupos sociais. Conclui-se que a Performance é uma abordagem artístico-pedagógica relevante à Educação contemporânea mais envolvente, significativa e alinhada com as demandas e desafios da sociedade atual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3138_TB5914_19112023131125.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEISON AMORIM DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GLEISON AMORIM" "autor_email" => "gleison.amorim@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }