Os programas institucionais de formação docente representam os esforços nacionais, tanto financeiros, quanto educacionais, de incentivar e preparar os profissionais para atuação em sala de aula. Neste trabalho, expõem-se de forma descritiva e qualitativa as vivências e a relevância desses subprojetos, uma vez que aprofundam a visão para a formação inicial, a carreira docente, mercado de trabalho, ética profissional, pesquisa e produção científica, e diversificação, contextualização e dinamicidade do ensino de biologia para os futuros professores. As produções didático-pedagógicas e científicas remetentes a esses programas, como esta, demonstram a eficiência das habilidades objetificadas, desenvolvidas e alcançadas; além disso, exibem a comunidade interessada no tema o feedback, seja ele positivo ou negativo, sobre as propostas e objetivos dos subprojetos, em que estes são passíveis de reformulação e melhorias, além de incentivar novas inscrições de graduandos e escolas parceiras. Notoriamente, a esfera escolar se empenha na resolução de problemas que comprometem o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, e o trabalho docente em sala; nesse sentido, os programas de formação docente, que estão vinculados aos ambientes escolares, exercem funções de reconhecimento e descobrimento prático das atividades do professor, assim como apoio e inovação dentro das relações estabelecidas entres os subprojetos e as escolas, também entre bolsistas e supervisores. As contribuições desse intercâmbio tornaram-se mais evidentes durante a pandemia, quando a nova geração de licenciados, nascida na era digital, usaram as novas tecnologias ativamente como metodologia recorrente nas aulas remotas, colaborando com supervisores, orientadores e instituições. Percebeu-se, frente a esse grande obstáculo, a essencialidade para o melhor investimento na divulgação, no aumento de bolsas e em seus valores, no carecimento de reformas estruturais das escolas, na redução da carga horária de trabalho dos professores e no aumento salarial, e investimentos na formação continuada.