SOUSA, Samuel et al.. Dificuldades enfrentadas por professores atuantes na ejai. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/95246>. Acesso em: 23/12/2024 05:09
A Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) é uma modalidade de ensino direcionada a pessoas que, por diversos fatores, não concluíram seus estudos na idade apropriada, sendo a oportunidade para que possam vir a concluir. Contudo, a EJAI traz consigo dificuldades, principalmente para os professores que constantemente as enfrentam para cumprir seu papel docente nas salas de EJAI. O presente trabalho teve como objetivo analisar, a partir das percepções dos professores, as principais dificuldades enfrentadas por eles na EJAI. O estudo apresenta um referencial teórico discutindo sobre a formação de professores e a educação de jovens, adultos e idosos, bem como os desafios e dificuldades que perpassam esta modalidade. Utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa e como instrumento de pesquisa um questionário disponibilizado via plataforma Google Forms com 08 perguntas direcionadas a professores atuantes nas salas de EJAI. A pesquisa constatou que a Educação de Jovens, Adultos e Idosos se diferencia da educação regular pois há falta de professores preparados uma vez que durante a formação inicial não tiveram contato com a EJAI e nem tem acesso a formação continuada para esta modalidade de ensino, bem como seu público-alvo a qual se destina e a ministração dos conteúdos. Verificou-se que para o ensino-aprendizagem ocorra irá demandar mais tempo, sendo necessário a utilização de metodologias diversificadas. Outras dificuldades que foram pontuadas pelos professores foi a baixa frequência dos alunos na escola, o comprometimento e o interesse de alguns. Dessa forma, os professores ressaltam que para sanar as dificuldades buscam desde metodologias diversas; promoção do protagonismo aos alunos até aulas diferenciadas a fim de suprir as dificuldades que são tão pertinentes nesta modalidade de ensino.