O processo de Educação Ambiental (EA) possui reconhecimentos e valores em que o objetivo principal está relacionado com o desenvolvimento de habilidades, para conseguirmos entender e compreender as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos. A EA traz consigo uma expectativa de olhar crítico durante os processos formativos como um todo, pois retrata a conjuntura que envolve respeito e saberes empírico e indutivo no que tange questões voltadas ao Meio Ambiente e que devem ser direcionada diretamente para a sociedade buscando compreensão, organização e superação das causas estruturais e conjugadas que afetam a sociedade como um todo, inclusive a pobreza no mundo e que uma das dimensões que causa essa consequência, se pode citar a disponibilidade de alimentos e o acesso a aquisição. Sendo assim, o estudo desse trabalho tem como objetivo analisar o perfil crítico dos entrevistados e informar a sobre os objetivos da Agenda 2030 e como a erradicação da pobreza está diretamente ligada à temática. Assim, nessa pesquisa é utilizado como processo metodológico, o método qualitativo-descritivo que consta da análise de um questionário estruturado com questões objetivas, além da revisão bibliográfica, para verificar as diferentes opiniões sobre EA, os aspectos de erradicação de pobreza e da consolidação de um mapeamento de informações que serão entregues ao órgão competente da cidade como sugestões para os objetivos da Agenda 2030. Os resultados sob o ponto de vista dos entrevistados é que a EA e a erradicação da pobreza são contextos interligados e que interferem diretamente sobre a qualidade de vida na sociedade. Portanto, a importância da EA e da erradicação de pobreza poderiam através de atos e atitudes da sociedade, bem como dos órgãos governamentais buscar proposições de maneira a permitir a todos uma vida saudável, digna e justa.