O Livro Didático (LD) é um importante material no processo de alfabetização e letramento, realizar uma escolha consciente e que contribua com a aprendizagem significativa é salutar. Contudo, os editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2022 e 2023, ao se basearem na Política Nacional de Alfabetização (PNA), definiram que os LDs de alfabetização devem priorizar o ensino do código alfabético com foco na instrução fônica, diferente do que expõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse contexto, buscamos refletir a escolha do livro didático, tendo em vista o PNLD 2023, na Rede Municipal de Ensino do Recife, com ênfase na obra de Língua Portuguesa do 1° ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que identificamos, através do SIMAD (Sistema do Material Didático), as obras escolhidas pela referida Rede de Ensino. Desse modo, realizamos a análise sobre as principais escolhas, buscando refletir o que levou determinado livro se sobressair. A análise dos dados nos levou a compreender algumas particularidades e verificar, de modo geral, que apesar da obra mais escolhida contemplar todos os eixos da língua portuguesa e apresentar uma variedade de textos e atividades, reserva um espaço significativo para atividades que lembram as antigas cartilhas, contemplando a repetição e memorização de letras. Tal fato nos permite pensar sobre os avanços e retrocessos do processo de alfabetização e do livro didático.