O texto aqui apresentado integra uma pesquisa em curso, nomeada “O uso dos Resultados das Avaliações Externas: Desafios e Perspectivas na Ótica dos Atores Institucionais da Universidade Federal Do Cariri”, e busca apresentar alguns dos resultados desta investigação. O objetivo central do artigo versa sobre analisar de que modo a Coordenação de um Curso de Administração de uma Instituição Federal de Ensino Superior no Ceará utiliza os resultados das avaliações externas como referência para às práticas de gestão. Adotou-se, enquanto metodologia, a abordagem qualitativa, tendo como estratégia o Estudo de Caso, no qual os seus dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, realizada com o Coordenador do referido curso, bem como a análise documental do Projeto Político-Pedagógico do Curso. Em termos de resultados, cumpre destacar que o entrevistado possui conhecimento aprofundado sobre os eixos que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), além disso, compreende a importância dos resultados das avaliações externas para orientar às tomadas de decisões do curso, embora haja limitações e desafios, como a participação coletiva, a interpretação dos dados quantitativos, bem como a necessidade do maior envolvimento das Pró-Reitorias responsáveis pelo planejamento nas ações acadêmicas. No que toca ao PPP analisado, considerando a sua função de organizar a estrutura curricular, identificar os desafios e propor estratégias para o alcance das metas do curso e da Instituição de Ensino Superior em voga, necessita ampliar os aspectos dos procedimentos avaliativos, visando imputar a avaliação como estratégia eficaz para melhoria da qualidade do curso. Desta feita, as considerações finais do artigo apontam que a cultura avaliativa, o envolvimento coletivo nas tomadas de decisões com base nos resultados oriundos do SINAES são desafios a serem superados.