Historicamente é possível perceber que o universo da sala de aula passou e passa por constante transformação. Neste contexto, é possível perceber que o profissional da educação também passou por uma transformação profissional, principalmente durante os momentos de isolamento social contra a COVID 19, cujo profissionais estiveram que criar metodologias que atendessem a classe discente síncrona e assíncrona. Desse modo, o presente resumo tem como objetivo central analisar os desafios do profissional da educação no século XXI, além de descrever as novas competências digitais envolvidas no exercício docente e descrever a influência da cultura digital no seio educacional. Com isso, os principais desafios do profissional da educação com o universo das TDICS em sala de aula também são explanados e fundamentados. Através do método utilizado, bibliográfico qualitativo, se vislumbra a forte presença das doutrinas de Perrenoud (2009), eleitas pela profundidade da temática das competências docentes. Nesta perspectiva, foi encontrado através do acervo digital do Centro de Estudos Educação e Sociedade de Campinas diretrizes completas sobre as dificuldades enfrentadas pelo professor que traz questões centrais do trabalho e o site do Ministério da Educação e Cultura contribuiu com as legislações, sendo o aspecto legal onde se percebe o caráter compulsório da cultura digital na educação. Nas considerações finais harmonizando todos os elementos e trazendo a perspectiva necessitou se adaptar constantemente a todas essas modificações. Neste trabalho buscou-se como da esperança no desenvolvimento de que toda a sociedade está sendo beneficiada com os avanços tecnológicos e que não apenas são necessários, mas fazem parte do dia a dia de todos.