Este artigo apresenta o Projeto Espiral, desenvolvido e aplicado com estudantes a partir do 4º ano do Ensino Fundamental nas escolas municipais de Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, a partir de setembro de 2022.O objetivo principal do projeto é promover a consolidação da alfabetização e o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e compreensão textual com alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental que se encontram em defasagem na alfabetização por meio de atividades no contra turno escolar. As atividades do Projeto Espiral consideram as necessidades específicas de cada aluno, promovendo o seu engajamento e aprendizagem de forma equitativa e significativa. Foi realizado um levantamento prévio por meio de sondagens diagnósticas. A partir destes resultados os estudantes participantes foram encaminhados para as estações pedagógicas correspondentes para as devidas intervenções visando a recomposição das aprendizagens. O trabalho realizado tem como fundamento teórico as abordagens críticas de educação em suas correntes libertadora e histórico-crítica. Por ser um projeto em andamento, até o momento podemos constatar que ao focar nas defasagens de alfabetização e oferecer atendimento no contra turno escolar, o projeto vem suprindo lacunas e fortalecendo as bases necessárias para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos, através de ações de recomposição de aprendizagens.