Normalmente, durante o ensino de Ecologia os professores ministram as aulas utilizando apenas o modelo teórico expositivo enquanto ensinam. A maioria não busca inovar com metodologias criativas que facilitem o aprendizado do aluno. Uma opção facilitadora para incluir enquanto ensinam é a construção de um terrário que envolva todos os alunos e ajude na construção do conhecimento. As metodologias ativas possibilitam que os estudantes valorizem suas experiências, opiniões e saberes. Desta forma, quando os alunos são estimulados a interagir nesse processo de construção, a participação efetiva durante as aulas passa a ser apreciada pelo aluno com suas ações e construções, por meio da observação, leitura, comparação, interpretação, pesquisa, hipótese confirmadas, críticas, análise, aplicação de fatos, princípios, planejamento e novas decisões. Em sua fundamentação o ensino de ciências constantemente requer uma relação entre prática e teoria, são articulações importantes nas quais subentende - se como uma ciência experimental, havendo comprovação científica com articulação de pressuposto teórico. O objetivo deste trabalho é que com as implementações e elaborações das metodologias ativas de ensino aprendizagem se inclua dentro dos modelos tradicionais aplicações de aulas práticas que estimule a aprendizagem, incentivando o receptor na participação dos conteúdos, e não se restringindo apenas a teoria. Esta metodologia pode ser aplicada nas escolas de ensino fundamental e médio, a construção se dará de forma conjunta com todos os alunos participando em sala. Os resultados esperados são que técnicas de metodologias ativas sejam executadas dentro das salas com a participação de todos os estudantes de Ecologia recebendo a definição do seu professor enquanto se constrói o terrário e o conhecimento de modo compartilhado.