LITERATURA DE CORDEL UM RECURSO DIDÁTICO NAS ALAS DE GEOGRAFIA: ESTUDANDO O SEMIÁRIDO
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9980 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 470 "inscrito_id" => 1219 "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL UM RECURSO DIDÁTICO NAS ALAS DE GEOGRAFIA: ESTUDANDO O SEMIÁRIDO" "resumo" => "O presente trabalho desenvolveu-se na E. E. E. F. M. São Sebastião participante do PIBID, subprojeto do Departamento de Geografia da UEPB, na Cidade de Campina Grande – PB. A partir das transformações sociais que exigiram novas reformulações no campo educacional, surgi a necessidade de não mais deter-se apenas ao livro didático tal como acontecia no tradicionalismo, desta forma propõe-se utilizar a Literatura de Cordel como um recurso didático para melhor compreensão dos mais diversos aspectos do Semiárido brasileiro, tendo em vista ser a linguagem do cordel mais acessível aos educandos, nas aulas de Geografia. A pesquisa foi realizada em uma perspectiva qualitativa, tendo em vista os objetivos propostos para o trabalho. Para dar prosseguimento ao projeto, foi preciso dividi-lo em cinco etapas que consistiram em, desde apresentação do projeto a elaboração de um relatório do laboratório de campo desenvolvido a partir da visitação aos museus, Museu de Arte Popular – UEPB e Museu do Algodão, ambos na cidade de Campina Grande – PB. O objetivo deste trabalho é analisar a utilização da literatura de cordel como um recurso didático para o ensino de geografia no estudo do Semiárido. O cordel tornou-se de fundamental importância como um recurso didático para o envolvimento nas aulas, devido à forma de linguagem popular que gera maior acessibilidade de compreensão, instigando a defesa de opiniões a partir da leitura. A literatura de cordel como um recurso didático nas aulas de Geografia estudando o Semiárido, é uma ferramenta inovadora, dado o contexto escolar, percebe-se que a partir de sua utilização houve um aumento do conhecimento de uma forma mais lúdica, que provocou reflexões sobre o uso do espaço geográfico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID" "palavra_chave" => "AULAS DE GEOGRAFIA, SEMIÁRIDO, LITERATURA DE CORDEL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_02_11_2014_19_06_04_idinscrito_1219_c662c5a28b28c84f22d3e3cee50464f6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KHETULY DE SOUZA SILVA" "autor_nome_curto" => "KHETULY SOUZA" "autor_email" => "kellsousasousa@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9980 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 470 "inscrito_id" => 1219 "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL UM RECURSO DIDÁTICO NAS ALAS DE GEOGRAFIA: ESTUDANDO O SEMIÁRIDO" "resumo" => "O presente trabalho desenvolveu-se na E. E. E. F. M. São Sebastião participante do PIBID, subprojeto do Departamento de Geografia da UEPB, na Cidade de Campina Grande – PB. A partir das transformações sociais que exigiram novas reformulações no campo educacional, surgi a necessidade de não mais deter-se apenas ao livro didático tal como acontecia no tradicionalismo, desta forma propõe-se utilizar a Literatura de Cordel como um recurso didático para melhor compreensão dos mais diversos aspectos do Semiárido brasileiro, tendo em vista ser a linguagem do cordel mais acessível aos educandos, nas aulas de Geografia. A pesquisa foi realizada em uma perspectiva qualitativa, tendo em vista os objetivos propostos para o trabalho. Para dar prosseguimento ao projeto, foi preciso dividi-lo em cinco etapas que consistiram em, desde apresentação do projeto a elaboração de um relatório do laboratório de campo desenvolvido a partir da visitação aos museus, Museu de Arte Popular – UEPB e Museu do Algodão, ambos na cidade de Campina Grande – PB. O objetivo deste trabalho é analisar a utilização da literatura de cordel como um recurso didático para o ensino de geografia no estudo do Semiárido. O cordel tornou-se de fundamental importância como um recurso didático para o envolvimento nas aulas, devido à forma de linguagem popular que gera maior acessibilidade de compreensão, instigando a defesa de opiniões a partir da leitura. A literatura de cordel como um recurso didático nas aulas de Geografia estudando o Semiárido, é uma ferramenta inovadora, dado o contexto escolar, percebe-se que a partir de sua utilização houve um aumento do conhecimento de uma forma mais lúdica, que provocou reflexões sobre o uso do espaço geográfico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID" "palavra_chave" => "AULAS DE GEOGRAFIA, SEMIÁRIDO, LITERATURA DE CORDEL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_02_11_2014_19_06_04_idinscrito_1219_c662c5a28b28c84f22d3e3cee50464f6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KHETULY DE SOUZA SILVA" "autor_nome_curto" => "KHETULY SOUZA" "autor_email" => "kellsousasousa@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }