ENSINO DE GEOGRAFIA, MÚSICA E DIVERSAS ESCALAS GEOGRÁFICAS: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO SUBPROJETO DE GEOGRAFIA, PIBID, UEPB
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9877 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 573 "inscrito_id" => 460 "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, MÚSICA E DIVERSAS ESCALAS GEOGRÁFICAS: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO SUBPROJETO DE GEOGRAFIA, PIBID, UEPB" "resumo" => "A deficiência que muitos alunos têm de se enxergarem inseridos no mundo como indivíduos participantes é resultado da pouca importância dada à aproximação dos conteúdos lecionados na sala de aula com o cotidiano dos alunos e à inter-relação dos níveis da escala geográfica social, ainda nos anos iniciais da educação básica, tornando-se uma lacuna a ser urgentemente superada. A partir disto, este artigo vem relatar e analisar a prática desenvolvida, por meio de um trabalho realizado junto à Universidade Estadual da Paraíba, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Geografia, em uma turma da terceira série do ensino médio, na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, em Campina Grande/PB. Para a produção deste artigo foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Os objetivos do projeto dentro desta temática constituem em estimular os alunos à vontade de aprender mais sobre a sua localidade, instigando-os a observar e descobrir aspectos antes não percebidos, principalmente, por serem pouco trabalhados ao longo de sua vida escolar; despertar neles a percepção das articulações entre os compartimentos da escala geográfica social; além de buscar aguçar sua capacidade crítica, envolvendo questões geopolíticas do global ao local. Portanto, espera-se que a colaboração por meio das metodologias de apresentações e produções musicais, tenham sido eficazes para o desenvolvimento da aprendizagem na turma envolvida neste subprojeto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, ESCALA GEOGRÁFICA SOCIAL, MÚSICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_02_00_51_idinscrito_460_6874cfb19933ae333052f899a51155b4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GENEVA HELENA DE MENEZES SANTOS" "autor_nome_curto" => "GENEVA" "autor_email" => "genevahelena@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9877 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 573 "inscrito_id" => 460 "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, MÚSICA E DIVERSAS ESCALAS GEOGRÁFICAS: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO SUBPROJETO DE GEOGRAFIA, PIBID, UEPB" "resumo" => "A deficiência que muitos alunos têm de se enxergarem inseridos no mundo como indivíduos participantes é resultado da pouca importância dada à aproximação dos conteúdos lecionados na sala de aula com o cotidiano dos alunos e à inter-relação dos níveis da escala geográfica social, ainda nos anos iniciais da educação básica, tornando-se uma lacuna a ser urgentemente superada. A partir disto, este artigo vem relatar e analisar a prática desenvolvida, por meio de um trabalho realizado junto à Universidade Estadual da Paraíba, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Geografia, em uma turma da terceira série do ensino médio, na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, em Campina Grande/PB. Para a produção deste artigo foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Os objetivos do projeto dentro desta temática constituem em estimular os alunos à vontade de aprender mais sobre a sua localidade, instigando-os a observar e descobrir aspectos antes não percebidos, principalmente, por serem pouco trabalhados ao longo de sua vida escolar; despertar neles a percepção das articulações entre os compartimentos da escala geográfica social; além de buscar aguçar sua capacidade crítica, envolvendo questões geopolíticas do global ao local. Portanto, espera-se que a colaboração por meio das metodologias de apresentações e produções musicais, tenham sido eficazes para o desenvolvimento da aprendizagem na turma envolvida neste subprojeto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, ESCALA GEOGRÁFICA SOCIAL, MÚSICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_02_00_51_idinscrito_460_6874cfb19933ae333052f899a51155b4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GENEVA HELENA DE MENEZES SANTOS" "autor_nome_curto" => "GENEVA" "autor_email" => "genevahelena@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }