Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

INICIAÇÃO À PESQUISA A PARTIR DAS AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: O CASO DO TEOR DE ETANOL NA GASOLINA

Palavra-chaves: EXPERIMENTOS, PESQUISA, GASOLINA Comunicação Oral (CO) Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10022
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 761
    "inscrito_id" => 910
    "titulo" => "INICIAÇÃO À PESQUISA A PARTIR DAS AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: O CASO DO TEOR DE ETANOL NA GASOLINA"
    "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola pública estadual da zona urbana do município de Pilar/PB. Os alunos são, em geral, oriundos da zona rural ou das regiões periféricas da cidade. Trata-se de uma pesquisa-ação que foi desenvolvida a partir da inserção de conteúdos de química no 3º ano do ensino médio, com vistas a avaliar o aumento de forma ilegal do teor de etanol na gasolina. Essa investigação orientou-se como qualitativa, permitindo engajar os discentes de modo a por em prática o conhecimento adquirido na disciplina ao longo do bimestre. A metodologia desenvolvida durante o processo fez uso de uma intervenção didática que dividiu-se em cinco momentos fundamentais: a problematização, o trabalho de campo, as análises químicas, a avaliação da aprendizagem e a exposição dos resultados. Vale salientar que o presente trabalho buscou familiarizar os alunos com a produção de conhecimento pela via do método científico e com isso foi combatida a visão da “ciência morta” onde o conhecimento é apresentado de forma acabada tratando os discentes como meros espectadores. Em outras palavras, a relevância do processo se sobrepõe a do produto.  Prezando pela segurança e qualidade dos experimentos, foram realizadas orientações e tentou-se fugir de meras reproduções sobre a temática, levou-se em consideração os temas que os alunos acharam relevantes, fazendo debates e pesquisas de acordo com as peculiaridades de cada um. Por meio de verificação, percebemos melhoria no rendimento escolar das aulas de química, evolução do cognitivo e o avanço do entendimento e aprendizagem dos conteúdos propostos ela disciplina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTOS, PESQUISA, GASOLINA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_22_17_11_idinscrito_910_95563efee73a146144da18f11afa1abe.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANOEL FELIX DE SANTANA NETO"
    "autor_nome_curto" => "MANOEL SANTANA"
    "autor_email" => "mafesane@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10022
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 761
    "inscrito_id" => 910
    "titulo" => "INICIAÇÃO À PESQUISA A PARTIR DAS AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: O CASO DO TEOR DE ETANOL NA GASOLINA"
    "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola pública estadual da zona urbana do município de Pilar/PB. Os alunos são, em geral, oriundos da zona rural ou das regiões periféricas da cidade. Trata-se de uma pesquisa-ação que foi desenvolvida a partir da inserção de conteúdos de química no 3º ano do ensino médio, com vistas a avaliar o aumento de forma ilegal do teor de etanol na gasolina. Essa investigação orientou-se como qualitativa, permitindo engajar os discentes de modo a por em prática o conhecimento adquirido na disciplina ao longo do bimestre. A metodologia desenvolvida durante o processo fez uso de uma intervenção didática que dividiu-se em cinco momentos fundamentais: a problematização, o trabalho de campo, as análises químicas, a avaliação da aprendizagem e a exposição dos resultados. Vale salientar que o presente trabalho buscou familiarizar os alunos com a produção de conhecimento pela via do método científico e com isso foi combatida a visão da “ciência morta” onde o conhecimento é apresentado de forma acabada tratando os discentes como meros espectadores. Em outras palavras, a relevância do processo se sobrepõe a do produto.  Prezando pela segurança e qualidade dos experimentos, foram realizadas orientações e tentou-se fugir de meras reproduções sobre a temática, levou-se em consideração os temas que os alunos acharam relevantes, fazendo debates e pesquisas de acordo com as peculiaridades de cada um. Por meio de verificação, percebemos melhoria no rendimento escolar das aulas de química, evolução do cognitivo e o avanço do entendimento e aprendizagem dos conteúdos propostos ela disciplina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTOS, PESQUISA, GASOLINA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_22_17_11_idinscrito_910_95563efee73a146144da18f11afa1abe.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANOEL FELIX DE SANTANA NETO"
    "autor_nome_curto" => "MANOEL SANTANA"
    "autor_email" => "mafesane@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola pública estadual da zona urbana do município de Pilar/PB. Os alunos são, em geral, oriundos da zona rural ou das regiões periféricas da cidade. Trata-se de uma pesquisa-ação que foi desenvolvida a partir da inserção de conteúdos de química no 3º ano do ensino médio, com vistas a avaliar o aumento de forma ilegal do teor de etanol na gasolina. Essa investigação orientou-se como qualitativa, permitindo engajar os discentes de modo a por em prática o conhecimento adquirido na disciplina ao longo do bimestre. A metodologia desenvolvida durante o processo fez uso de uma intervenção didática que dividiu-se em cinco momentos fundamentais: a problematização, o trabalho de campo, as análises químicas, a avaliação da aprendizagem e a exposição dos resultados. Vale salientar que o presente trabalho buscou familiarizar os alunos com a produção de conhecimento pela via do método científico e com isso foi combatida a visão da “ciência morta” onde o conhecimento é apresentado de forma acabada tratando os discentes como meros espectadores. Em outras palavras, a relevância do processo se sobrepõe a do produto. Prezando pela segurança e qualidade dos experimentos, foram realizadas orientações e tentou-se fugir de meras reproduções sobre a temática, levou-se em consideração os temas que os alunos acharam relevantes, fazendo debates e pesquisas de acordo com as peculiaridades de cada um. Por meio de verificação, percebemos melhoria no rendimento escolar das aulas de química, evolução do cognitivo e o avanço do entendimento e aprendizagem dos conteúdos propostos ela disciplina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.