Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola pública estadual da zona urbana do município de Pilar/PB. Os alunos são, em geral, oriundos da zona rural ou das regiões periféricas da cidade. Trata-se de uma pesquisa-ação que foi desenvolvida a partir da inserção de conteúdos de química no 3º ano do ensino médio, com vistas a avaliar o aumento de forma ilegal do teor de etanol na gasolina. Essa investigação orientou-se como qualitativa, permitindo engajar os discentes de modo a por em prática o conhecimento adquirido na disciplina ao longo do bimestre. A metodologia desenvolvida durante o processo fez uso de uma intervenção didática que dividiu-se em cinco momentos fundamentais: a problematização, o trabalho de campo, as análises químicas, a avaliação da aprendizagem e a exposição dos resultados. Vale salientar que o presente trabalho buscou familiarizar os alunos com a produção de conhecimento pela via do método científico e com isso foi combatida a visão da “ciência morta” onde o conhecimento é apresentado de forma acabada tratando os discentes como meros espectadores. Em outras palavras, a relevância do processo se sobrepõe a do produto. Prezando pela segurança e qualidade dos experimentos, foram realizadas orientações e tentou-se fugir de meras reproduções sobre a temática, levou-se em consideração os temas que os alunos acharam relevantes, fazendo debates e pesquisas de acordo com as peculiaridades de cada um. Por meio de verificação, percebemos melhoria no rendimento escolar das aulas de química, evolução do cognitivo e o avanço do entendimento e aprendizagem dos conteúdos propostos ela disciplina.