Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A INCLUSÃO DE CONTEÚDOS MAIS ABRANGENTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM INCENTIVO PROPORCIONADO PELO PIBID.

Palavra-chaves: PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Pôster (PO) A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Curso de Educação Física, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) proporciona uma nova experiência na formação acadêmica dos bolsistas, inserindo o licenciando na escola pública e incentivando-o a aplicar conteúdos mais abrangentes nas aulas. Buscando superar os antigos métodos de ensino-aprendizagem nas escolas públicas, elaboramos um planejamento voltado para o conhecimento acerca do tema saúde, conhecimentos sobre o corpo e esportes, trabalhando de forma lúdica e inclusiva, de modo que vem contribuindo para a manutenção da qualidade de vida dos alunos no processo de aprendizagem dos educandos do ensino médio inovador. Este trabalho tem como objetivo destacar a maneira que inserimos as práticas pedagógicas discutidas na Universidade e que foram trazidas à Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral – Campina Grande/PB, de acordo com as práticas expressas no Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição; bem como, a colaboração do PIBID na formação de Professores, o qual possibilita vivenciar a realidade e buscar superar as dificuldades. Com base nas nossas intervenções, levamos para a sala de aula: discussões sobre o padrão de beleza, utilizando recortes de revistas para que eles demonstrassem seus pontos de vista; vídeos e filmes sobre saúde, estética, esportes (atletismo e vôlei) e anatomia (ossos e músculos); exercícios sobre GEB (Gasto Energético Basal), Índice de conicidade, Relação Cintura Quadril (RCQ), IMC (Índice de Massa Corporal), Ossos e músculos (montagem do esqueleto), além de exercícios relacionados aos esportes e capacidades físicas; e conduzimos também atividades lúdicas como fundamento de inserção ao ensino-aprendizagem de forma que serviu de base para o conteúdo principal abordado em seguida. Ao decorrer das aulas, foi possível observar que os alunos conseguiram extrair o conhecimento sobre os conteúdos expostos, e também utiliza-los para vivências atuais e futuras, permitindo que os mesmos entendam o verdadeiro sentido da disciplina Educação Física na escola. Ainda, é notório a maior participação, bem como, o interesse pelas aulas, já que os conteúdos se tornaram mais atrativos e dinâmicos. A utilização dessas práticas voltadas aos componentes citados, incentiva muito mais o aluno a buscar instrução acerca de tal conteúdo, que por vezes passaria despercebido se não houvesse a intervenção de programas de incentivo como o PIBID, que através do qual possibilita aos bolsistas do PIBID/CAPES que tenhamos um maior suporte a respeito da nossa função pedagógica na Escola. Essa experiência traz uma bagagem didática muito maior, pois permite englobar questões que antes não seriam utilizadas, lançar propostas para melhorar a atuação dos profissionais de Educação Física, além de contribuir para a formação de professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.