Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

OS CAMINHOS PARA HISTÓRIA ENSINADA: A PRODUÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NA PRÁTICA DOCENTE DO PIBID

Palavra-chaves: ENSINO DE HISTÓRIA, JOGOS, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) Ensino de História e formação docente
"2014-11-21 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9969
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 578
    "inscrito_id" => 1309
    "titulo" => "OS CAMINHOS PARA HISTÓRIA ENSINADA: A PRODUÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NA PRÁTICA DOCENTE DO PIBID"
    "resumo" => "Levando em consideração a constante necessidade de se pensar novas metodologias para o Ensino de História a partir do inventar de táticas e estratégias que venham capturar os educandos, por meio de dispositivos didáticos que lhes auxiliem na compreensão dos conteúdos, tornando-os comuns, o referido artigo tem como objetivo central analisar a utilização de jogos no Ensino de História. Nessa perspectiva, nosso trabalho busca salientar a importância do resgate do lúdico em sala de aula enquanto dispositivo aguçador da curiosidade epistemológica dos discentes, partindo da perspectiva que a adoção destes novos métodos e práticas indica novos caminhos para a história tradicionalmente ensinada. Deste modo, são por meio do reviver de alguns jogos, por vezes, esquecidos na prática docente, mas que quando bem utilizados e planejados são perfeitamente cabíveis para desbravar novos horizontes para o ensino, que se visa aqui compartilhar das experiências e resultados da incorporação destes jogos na prática do PIBID – Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência – realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo, que também é conhecida como “Escola Polivalente”, a qual se encontra localizada na cidade de Campina Grande – PB. Dando ênfase às atividades desenvolvidas com os alunos do 7° ano E do turno da tarde onde fora proposto, por meio da intervenção dos pibidianos, um Ensino de História que se faz presente através da introdução dos jogos didáticos, sendo estes o jogo da “Memória Renascentista”, o “Artedó” e “A Jornada”, ambos com finalidades didáticas que caminham na contramão do que comumente é posto no mundo dos jogos da atualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de História  e formação docente"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, JOGOS, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_02_24_39_idinscrito_1309_56d00a88051be828f40e2dca273cffc3.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA NASCIMENTO DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA ALMEIDA"
    "autor_email" => "julianan.allmeida@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9969
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 578
    "inscrito_id" => 1309
    "titulo" => "OS CAMINHOS PARA HISTÓRIA ENSINADA: A PRODUÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NA PRÁTICA DOCENTE DO PIBID"
    "resumo" => "Levando em consideração a constante necessidade de se pensar novas metodologias para o Ensino de História a partir do inventar de táticas e estratégias que venham capturar os educandos, por meio de dispositivos didáticos que lhes auxiliem na compreensão dos conteúdos, tornando-os comuns, o referido artigo tem como objetivo central analisar a utilização de jogos no Ensino de História. Nessa perspectiva, nosso trabalho busca salientar a importância do resgate do lúdico em sala de aula enquanto dispositivo aguçador da curiosidade epistemológica dos discentes, partindo da perspectiva que a adoção destes novos métodos e práticas indica novos caminhos para a história tradicionalmente ensinada. Deste modo, são por meio do reviver de alguns jogos, por vezes, esquecidos na prática docente, mas que quando bem utilizados e planejados são perfeitamente cabíveis para desbravar novos horizontes para o ensino, que se visa aqui compartilhar das experiências e resultados da incorporação destes jogos na prática do PIBID – Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência – realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo, que também é conhecida como “Escola Polivalente”, a qual se encontra localizada na cidade de Campina Grande – PB. Dando ênfase às atividades desenvolvidas com os alunos do 7° ano E do turno da tarde onde fora proposto, por meio da intervenção dos pibidianos, um Ensino de História que se faz presente através da introdução dos jogos didáticos, sendo estes o jogo da “Memória Renascentista”, o “Artedó” e “A Jornada”, ambos com finalidades didáticas que caminham na contramão do que comumente é posto no mundo dos jogos da atualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de História  e formação docente"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, JOGOS, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_02_24_39_idinscrito_1309_56d00a88051be828f40e2dca273cffc3.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA NASCIMENTO DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA ALMEIDA"
    "autor_email" => "julianan.allmeida@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Levando em consideração a constante necessidade de se pensar novas metodologias para o Ensino de História a partir do inventar de táticas e estratégias que venham capturar os educandos, por meio de dispositivos didáticos que lhes auxiliem na compreensão dos conteúdos, tornando-os comuns, o referido artigo tem como objetivo central analisar a utilização de jogos no Ensino de História. Nessa perspectiva, nosso trabalho busca salientar a importância do resgate do lúdico em sala de aula enquanto dispositivo aguçador da curiosidade epistemológica dos discentes, partindo da perspectiva que a adoção destes novos métodos e práticas indica novos caminhos para a história tradicionalmente ensinada. Deste modo, são por meio do reviver de alguns jogos, por vezes, esquecidos na prática docente, mas que quando bem utilizados e planejados são perfeitamente cabíveis para desbravar novos horizontes para o ensino, que se visa aqui compartilhar das experiências e resultados da incorporação destes jogos na prática do PIBID – Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência – realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo, que também é conhecida como “Escola Polivalente”, a qual se encontra localizada na cidade de Campina Grande – PB. Dando ênfase às atividades desenvolvidas com os alunos do 7° ano E do turno da tarde onde fora proposto, por meio da intervenção dos pibidianos, um Ensino de História que se faz presente através da introdução dos jogos didáticos, sendo estes o jogo da “Memória Renascentista”, o “Artedó” e “A Jornada”, ambos com finalidades didáticas que caminham na contramão do que comumente é posto no mundo dos jogos da atualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.