OS CAMINHOS PARA HISTÓRIA ENSINADA: A PRODUÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NA PRÁTICA DOCENTE DO PIBID
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9969 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 578 "inscrito_id" => 1309 "titulo" => "OS CAMINHOS PARA HISTÓRIA ENSINADA: A PRODUÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NA PRÁTICA DOCENTE DO PIBID" "resumo" => "Levando em consideração a constante necessidade de se pensar novas metodologias para o Ensino de História a partir do inventar de táticas e estratégias que venham capturar os educandos, por meio de dispositivos didáticos que lhes auxiliem na compreensão dos conteúdos, tornando-os comuns, o referido artigo tem como objetivo central analisar a utilização de jogos no Ensino de História. Nessa perspectiva, nosso trabalho busca salientar a importância do resgate do lúdico em sala de aula enquanto dispositivo aguçador da curiosidade epistemológica dos discentes, partindo da perspectiva que a adoção destes novos métodos e práticas indica novos caminhos para a história tradicionalmente ensinada. Deste modo, são por meio do reviver de alguns jogos, por vezes, esquecidos na prática docente, mas que quando bem utilizados e planejados são perfeitamente cabíveis para desbravar novos horizontes para o ensino, que se visa aqui compartilhar das experiências e resultados da incorporação destes jogos na prática do PIBID – Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência – realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo, que também é conhecida como “Escola Polivalente”, a qual se encontra localizada na cidade de Campina Grande – PB. Dando ênfase às atividades desenvolvidas com os alunos do 7° ano E do turno da tarde onde fora proposto, por meio da intervenção dos pibidianos, um Ensino de História que se faz presente através da introdução dos jogos didáticos, sendo estes o jogo da “Memória Renascentista”, o “Artedó” e “A Jornada”, ambos com finalidades didáticas que caminham na contramão do que comumente é posto no mundo dos jogos da atualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, JOGOS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_02_24_39_idinscrito_1309_56d00a88051be828f40e2dca273cffc3.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA NASCIMENTO DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "JULIANA ALMEIDA" "autor_email" => "julianan.allmeida@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9969 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 578 "inscrito_id" => 1309 "titulo" => "OS CAMINHOS PARA HISTÓRIA ENSINADA: A PRODUÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NA PRÁTICA DOCENTE DO PIBID" "resumo" => "Levando em consideração a constante necessidade de se pensar novas metodologias para o Ensino de História a partir do inventar de táticas e estratégias que venham capturar os educandos, por meio de dispositivos didáticos que lhes auxiliem na compreensão dos conteúdos, tornando-os comuns, o referido artigo tem como objetivo central analisar a utilização de jogos no Ensino de História. Nessa perspectiva, nosso trabalho busca salientar a importância do resgate do lúdico em sala de aula enquanto dispositivo aguçador da curiosidade epistemológica dos discentes, partindo da perspectiva que a adoção destes novos métodos e práticas indica novos caminhos para a história tradicionalmente ensinada. Deste modo, são por meio do reviver de alguns jogos, por vezes, esquecidos na prática docente, mas que quando bem utilizados e planejados são perfeitamente cabíveis para desbravar novos horizontes para o ensino, que se visa aqui compartilhar das experiências e resultados da incorporação destes jogos na prática do PIBID – Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência – realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo, que também é conhecida como “Escola Polivalente”, a qual se encontra localizada na cidade de Campina Grande – PB. Dando ênfase às atividades desenvolvidas com os alunos do 7° ano E do turno da tarde onde fora proposto, por meio da intervenção dos pibidianos, um Ensino de História que se faz presente através da introdução dos jogos didáticos, sendo estes o jogo da “Memória Renascentista”, o “Artedó” e “A Jornada”, ambos com finalidades didáticas que caminham na contramão do que comumente é posto no mundo dos jogos da atualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, JOGOS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_02_24_39_idinscrito_1309_56d00a88051be828f40e2dca273cffc3.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA NASCIMENTO DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "JULIANA ALMEIDA" "autor_email" => "julianan.allmeida@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }