O GÊNERO TEXTUAL RELATO: UM INCENTIVO À PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9911 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 257 "inscrito_id" => 407 "titulo" => "O GÊNERO TEXTUAL RELATO: UM INCENTIVO À PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA" "resumo" => "A participação autêntica como sujeito na sociedade é dada através da leitura e da escrita mediante a produção de algum gênero textual. Diante desta informação, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma prática de ensino, executada pelos bolsistas do programa institucional de bolsa de iniciação à docência-PIBID, realizada no CENTRO EDUCACIONAL OSMAR DE AQUINO, localizado no município de GUARABIRA-PB. O objetivo deste trabalho é relacionar o ensino de leitura e de escrita ao gênero textual relato, considerando a importância do uso dos gêneros textuais em sala de aula para o ensino de língua portuguesa. Em primeiro momento houve discussões com a turma acerca do tema alimentação saudável, a fim de contextualizar os alunos sobre a temática em trabalho; posteriormente explicamos a estrutura e a aplicabilidade do gênero relato na vida cotidiana dos aprendizes, afim de promover a produção de tal gênero. Tomamos como suporte teórico ANTUNES(2003), que aborda a questão relacionada a leitura e a produção textual sob um ponto de vista interacionista e social, SIGNORINI(2006) que enfatiza a importância do gênero textual relato para o processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, PIRRONI(1992) que concebe o gênero relato, na maioria das vezes, como uma narrativa não sequencial. A partir da pratica docente realizada pela equipe PIBID na instituição de ensino citada acima, Observou-se que, de uma maneira geral, mediante as produções textuais dos discentes, aos processos de discussões e interação sala de aula em conseguimos obter bons resultados no que concerne ao ensino de leitura e produção textual. Palavras-chave: Leitura e Escrita, Produção Textual, Gênero Textual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "LEITURA E ESCRITA, PRODUÇÃO TEXTUAL, GÊNERO TEXTUAL." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_12_12_15_idinscrito_407_f86bfd9ad36de259320baf3f7835cf3e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACYELI MACENA QUIRINO DE LUNA" "autor_nome_curto" => "JACY" "autor_email" => "jacymcn@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9911 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 257 "inscrito_id" => 407 "titulo" => "O GÊNERO TEXTUAL RELATO: UM INCENTIVO À PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA" "resumo" => "A participação autêntica como sujeito na sociedade é dada através da leitura e da escrita mediante a produção de algum gênero textual. Diante desta informação, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma prática de ensino, executada pelos bolsistas do programa institucional de bolsa de iniciação à docência-PIBID, realizada no CENTRO EDUCACIONAL OSMAR DE AQUINO, localizado no município de GUARABIRA-PB. O objetivo deste trabalho é relacionar o ensino de leitura e de escrita ao gênero textual relato, considerando a importância do uso dos gêneros textuais em sala de aula para o ensino de língua portuguesa. Em primeiro momento houve discussões com a turma acerca do tema alimentação saudável, a fim de contextualizar os alunos sobre a temática em trabalho; posteriormente explicamos a estrutura e a aplicabilidade do gênero relato na vida cotidiana dos aprendizes, afim de promover a produção de tal gênero. Tomamos como suporte teórico ANTUNES(2003), que aborda a questão relacionada a leitura e a produção textual sob um ponto de vista interacionista e social, SIGNORINI(2006) que enfatiza a importância do gênero textual relato para o processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, PIRRONI(1992) que concebe o gênero relato, na maioria das vezes, como uma narrativa não sequencial. A partir da pratica docente realizada pela equipe PIBID na instituição de ensino citada acima, Observou-se que, de uma maneira geral, mediante as produções textuais dos discentes, aos processos de discussões e interação sala de aula em conseguimos obter bons resultados no que concerne ao ensino de leitura e produção textual. Palavras-chave: Leitura e Escrita, Produção Textual, Gênero Textual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "LEITURA E ESCRITA, PRODUÇÃO TEXTUAL, GÊNERO TEXTUAL." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_12_12_15_idinscrito_407_f86bfd9ad36de259320baf3f7835cf3e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACYELI MACENA QUIRINO DE LUNA" "autor_nome_curto" => "JACY" "autor_email" => "jacymcn@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }