Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS PERCEPÇÕES SOBRES A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 E O DESAFIOS DAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo abordar a percepções das secretarias de educação sobres a implementação da Lei 10.639/0 e seus desafios. O tema ganha relevância à medida que se constata o racismo como um dos graves problemas enfrentados pelas escolas básicas. A Resolução CNE/CP n.º 1, de 17 de junho de 2004 instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A proposta visava modificar a realidade das escolas básicas no tocante ao reconhecimento das populações tradicionais e originárias. Desde então, as redes de educação básica ficaram incumbidas de implementar as diretrizes, na tentativa de mudar o quadro de racismo nas escolas. Perguntamos quais as percepções das secretarias municipais de educação sobre a implementação das diretrizes? A metodologia foi composta por uma análise documental tendo como base de dados qualitativos e quantitativos as informações da pesquisa sobre a “Lei 10.639/03: a atuação das secretarias municipais no ensino de história e cultura africana e afro-brasileira”, realizada por Geledés – Instituto da Mulher Negra e Instituto Alana realizada em 2023. O referencial teórico foi sustentado nas obras de Almeida (2018), Brasil (2004), Frantz (1979), Ortiz (2005), UNESCO (2013), entre outros. Os dados são reveladores da situação adversa das escolas com relação às diretrizes. A diversidade de culturas quilombolas, afro-brasileiras e africanas foi o tema mais citado, junto ao desafio de ampliar a discussão do tema nas escolas.

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