Karl Raimund Popper foi um filósofo e professor austro-britânico, considerado um dos grandes nomes da filosofia no século XX, responsável pela criação do método hipotético-dedutivo na metodologia científica. O autor austríaco tem como base ideológica o racionalismo crítico a fim de testar hipóteses procurando evidências que as negue, o que leva a uma reflexão sobre em que forma o ensino de ciências se apresenta. Este trabalho é uma reflexão teórica sobre a forma em que o ensino de ciências é introduzido aos estudantes, apresentando-se como uma verdade absoluta e imutável, e em contrapartida, relaciona-se como as teorias de Karl Popper auxiliam no processo de criticidade do aluno ao levar em conta o princípio da falseabilidade das hipóteses. Para o desenvolvimento do artigo foi realizado uma revisão bibliográfica e para esse fim a metodologia utilizada foi uma revisão narrativa sobre o filósofo com aprofundamento na epistemologia envolvida no método hipotético-dedutivo, bem como referenciações sobre a abordagem de ciência nos ambientes escolares. Como resultado, ao introduzir o ensino de ciências, como acabada e irrefutável leva a uma limitação das habilidades cognitivas dos alunos. As descobertas que surgem após o questionamento de veracidade delas é fundamental para o entendimento e interesse dos alunos quanto ao estudo das ciências.