A educação inclusiva é constituída por um movimento mundial pautado por uma abrangência política, cultural, social e, sobretudo, pedagógica, versando sobre o direito de todos à educação numa perspectiva de equidade. A partir dessa compreensão, este trabalho visa propiciar reflexões sobre a igualdade de direito dos estudantes com deficiência à educação básica, compreendendo, portanto, que através da educação inclusiva pode-se construir um movimento de respeito às diferenças, estabelecendo, por conseguinte, uma educação que busque romper com contextos excludentes que se afirmam dentro da escola, tendo em vista a necessidade de profissionais que conheçam os saberes e práticas necessárias para consolidar um projeto de inclusão. Diante disso, neste trabalho, buscou-se analisar quais os maiores desafios enfrentados pelos estudantes com deficiência matriculados na rede pública de ensino do Município de Pedras de Fogo-PB. Participaram dessa pesquisa 80 (oitenta) profissionais de apoio escolar, 02 (duas) intérpretes de Libras e 09 (nove) professoras do Atendimento Educacional Especializado. Para realização da investigação foi utilizada a pesquisa qualitativa com abordagem metodológica fundamentada na análise de conteúdo, tendo como técnica para coleta de dados a aplicação de um questionário on-line. Na análise dos dados foram extraídas três categorias principais: educação inclusiva, estudantes com deficiência, ensino-aprendizagem. A análise revelou que um dos maiores desafios enfrentados pelos estudantes com deficiência está na sala de aula comum, pois os sujeitos participantes da pesquisa apontaram o despreparo dos docentes para atuar com os estudantes com deficiência em sala de aula, tal como a falta da adequação curricular. A Pesquisa evidencia a necessidade de se rever a formação continuada para os docentes atuantes com o público-alvo da educação especial, pensando estratégias para uma educação que ofereça o direito de todos à educação, sobretudo, com vias ao processo de ensino-aprendizagem que respeite às diferenças no ambiente escolar.