Neste artigo, estudaremos a Frente Negra Brasileira (FNB) e a sua visão sobre a educação. Criada em 1931 em São Paulo, com o objetivo de promover a igualdade racial e combater o racismo no país, a FNB estabeleceu escolas para crianças e jovens negros, visando oferecer uma educação de qualidade e combater o analfabetismo entre essa população. Além disso, buscava promover a autoestima e a valorização da cultura negra, elementos fundamentais na luta contra o racismo. Entre 1933 e 1937, a FNB criou escolas em São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades brasileiras. Nessas instituições, os alunos recebiam uma educação de qualidade, com professores bem preparados e infraestrutura adequada. Também eram oferecidas atividades extracurriculares, como música, dança e esportes, com o objetivo de desenvolver habilidades e talentos dos estudantes. Comparadas à educação pública da época, as escolas da FNB se destacavam por proporcionar uma educação de qualidade superior, especialmente para a população negra. As escolas públicas frequentemente apresentavam condições precárias, com professores mal remunerados e falta de recursos. Além disso, a educação pública era marcada pelo racismo e pela exclusão dos negros. A FNB mostrou que era possível oferecer uma educação de qualidade e valorizar a cultura negra, alimentando a esperança de formação de uma consciência crítica e a luta por direitos e igualdade. Para a realização deste estudo, utilizamos o método de pesquisa bibliográfica, com base em jornais da época e artigos sobre a educação pública do período, para realizar um comparativo entre as duas realidades, destacando suas diferenças.