A presente investigação consiste na análise acerca da história da criação, instalação e funcionamento do Curso Normal Regional de Angicos, criado pela Lei Estadual nº 621, de 6 de dezembro de 1951, que criou 14 Cursos Normais Regionais em pontos diversos do interior do Estado do Rio Grande do Norte: Martins, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Santana do Matos, Florânia, Nova Cruz, Angicos, Macau, Currais Novos, Alexandria, Apodi, Ceará-Mirim, Caraúbas e Assú. Vale destacar que antes da criação destes 14 cursos, a formação de professores no estado se restringia às Escolas Normais localizadas nos grandes centros urbanos de Natal e Mossoró. Nosso referencial teórico-metodológico se ancora nas teorizações de Magalhães (2004) e Faria Filho (1998), que nos fundamentam, respectivamente, sobre a história das instituições escolares na sua complexidade sociocultural, material, simbólica e organizacional e sobre análise das fontes documentais, possível através trabalho cuidadoso de cruzamento de fontes. A criação deste Curso Normal em uma cidade localizada no semiárido potiguar trouxe grande contribuição para a história da formação docente, dada sua função de formar e diplomar professores para exercer o magistério nas escolas do município e cidades circunvizinhas, ordenando, portanto, uma nova compreensão do ofício do professor, que deveria estar suficientemente preparados para o exercício da docência. Além disso, a investigação dessa instituição escolar nos revelou aspectos do seu funcionamento e práticas didático-pedagógicas que nos permitem compreender o que este Curso Normal representou para a região do semiárido potiguar.