Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UNIDADE CURRICULAR ELETIVA: UMA POSSIBILIDADE PARA DIMINUIR O PRECONCEITO ENTRE OS JOVENS E AS PESSOAS IDOSAS E DAS PESSOAS IDOSAS COM OS JOVENS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96693
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2710
    "inscrito_id" => 12946
    "titulo" => "UNIDADE CURRICULAR ELETIVA: UMA POSSIBILIDADE PARA DIMINUIR O PRECONCEITO ENTRE OS JOVENS E AS PESSOAS IDOSAS E DAS PESSOAS IDOSAS COM OS JOVENS"
    "resumo" => "UNIDADE CURRICULAR ELETIVA: UMA POSSIBILIDADE PARA DIMINUIR O PRECONCEITO ENTRE OS JOVENS E AS PESSOAS IDOSAS E DAS PESSOAS IDOSAS COM OS JOVENS. Luciana Fagundes Bastos de Carvalho RESUMO Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância da Unidade Curricular Eletiva para estudantes da 1ª série do EM, da Rede Estadual do Tocantins, em Palmas e para Pessoas Idosas da UMA/UFT, com atividades que desenvolvam a empatia, o respeito, a compaixão e a solidariedade. Vivemos numa aldeia global e precisamos aceitar os vários modos de pensar, cada um percebe o mundo, o outro. Diante da necessidade de inclusão e do diverso, faz-se necessário à criação de uma Eletiva denominada “Interação entre o jovem, a pessoa idosa e o Envelhecimento Humano Ativo”, tendo como metodologia as Rodas de Conversa sobre o jovem, a pessoa idosa, o envelhecimento humano e a interrelação entre essas gerações. É essencial conhecer realidades diversas dos jovens e das pessoas idosas, vivenciar momentos entre as duas gerações para que aconteça a ruptura de paradigmas. A abordagem adotada é qualitativa, visto que as Rodas de Conversas possibilitam encontros dialógicos, criando possibilidades de produção e ressignificação de sentido, saberes, sobre as experiências dos partícipes. Sua escolha se baseia na horizontalização das relações de poder. Os sujeitos que as compõem se implicam, dialeticamente, como atores históricos e sociais críticos e reflexivos diante da realidade. Ao final das Rodas de Conversa espera-se que os estudantes do 1º ano do EM e pessoas Idosas da UMA/UFT, estejam motivados e abertos para a empatia, respeito, compaixão e solidariedade, bem como a publicação da cartilha para os estudantes da 1ª série do EM, da Rede Pública do Tocantins em Palmas, e para estudantes da UMA/UFT. Palavras-chave: Intergeracionalidade, Jovem, Pessoa Idosa, Envelhecimento Ativo. Especialista em Psicopedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ, lfbdc70@gmail.com"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12946_TB2710_15062023111429.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA FAGUNDES BASTOS DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA FAGUNDE"
    "autor_email" => "lfbdc70@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96693
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2710
    "inscrito_id" => 12946
    "titulo" => "UNIDADE CURRICULAR ELETIVA: UMA POSSIBILIDADE PARA DIMINUIR O PRECONCEITO ENTRE OS JOVENS E AS PESSOAS IDOSAS E DAS PESSOAS IDOSAS COM OS JOVENS"
    "resumo" => "UNIDADE CURRICULAR ELETIVA: UMA POSSIBILIDADE PARA DIMINUIR O PRECONCEITO ENTRE OS JOVENS E AS PESSOAS IDOSAS E DAS PESSOAS IDOSAS COM OS JOVENS. Luciana Fagundes Bastos de Carvalho RESUMO Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância da Unidade Curricular Eletiva para estudantes da 1ª série do EM, da Rede Estadual do Tocantins, em Palmas e para Pessoas Idosas da UMA/UFT, com atividades que desenvolvam a empatia, o respeito, a compaixão e a solidariedade. Vivemos numa aldeia global e precisamos aceitar os vários modos de pensar, cada um percebe o mundo, o outro. Diante da necessidade de inclusão e do diverso, faz-se necessário à criação de uma Eletiva denominada “Interação entre o jovem, a pessoa idosa e o Envelhecimento Humano Ativo”, tendo como metodologia as Rodas de Conversa sobre o jovem, a pessoa idosa, o envelhecimento humano e a interrelação entre essas gerações. É essencial conhecer realidades diversas dos jovens e das pessoas idosas, vivenciar momentos entre as duas gerações para que aconteça a ruptura de paradigmas. A abordagem adotada é qualitativa, visto que as Rodas de Conversas possibilitam encontros dialógicos, criando possibilidades de produção e ressignificação de sentido, saberes, sobre as experiências dos partícipes. Sua escolha se baseia na horizontalização das relações de poder. Os sujeitos que as compõem se implicam, dialeticamente, como atores históricos e sociais críticos e reflexivos diante da realidade. Ao final das Rodas de Conversa espera-se que os estudantes do 1º ano do EM e pessoas Idosas da UMA/UFT, estejam motivados e abertos para a empatia, respeito, compaixão e solidariedade, bem como a publicação da cartilha para os estudantes da 1ª série do EM, da Rede Pública do Tocantins em Palmas, e para estudantes da UMA/UFT. Palavras-chave: Intergeracionalidade, Jovem, Pessoa Idosa, Envelhecimento Ativo. Especialista em Psicopedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ, lfbdc70@gmail.com"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12946_TB2710_15062023111429.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA FAGUNDES BASTOS DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA FAGUNDE"
    "autor_email" => "lfbdc70@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

UNIDADE CURRICULAR ELETIVA: UMA POSSIBILIDADE PARA DIMINUIR O PRECONCEITO ENTRE OS JOVENS E AS PESSOAS IDOSAS E DAS PESSOAS IDOSAS COM OS JOVENS. Luciana Fagundes Bastos de Carvalho RESUMO Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância da Unidade Curricular Eletiva para estudantes da 1ª série do EM, da Rede Estadual do Tocantins, em Palmas e para Pessoas Idosas da UMA/UFT, com atividades que desenvolvam a empatia, o respeito, a compaixão e a solidariedade. Vivemos numa aldeia global e precisamos aceitar os vários modos de pensar, cada um percebe o mundo, o outro. Diante da necessidade de inclusão e do diverso, faz-se necessário à criação de uma Eletiva denominada “Interação entre o jovem, a pessoa idosa e o Envelhecimento Humano Ativo”, tendo como metodologia as Rodas de Conversa sobre o jovem, a pessoa idosa, o envelhecimento humano e a interrelação entre essas gerações. É essencial conhecer realidades diversas dos jovens e das pessoas idosas, vivenciar momentos entre as duas gerações para que aconteça a ruptura de paradigmas. A abordagem adotada é qualitativa, visto que as Rodas de Conversas possibilitam encontros dialógicos, criando possibilidades de produção e ressignificação de sentido, saberes, sobre as experiências dos partícipes. Sua escolha se baseia na horizontalização das relações de poder. Os sujeitos que as compõem se implicam, dialeticamente, como atores históricos e sociais críticos e reflexivos diante da realidade. Ao final das Rodas de Conversa espera-se que os estudantes do 1º ano do EM e pessoas Idosas da UMA/UFT, estejam motivados e abertos para a empatia, respeito, compaixão e solidariedade, bem como a publicação da cartilha para os estudantes da 1ª série do EM, da Rede Pública do Tocantins em Palmas, e para estudantes da UMA/UFT. Palavras-chave: Intergeracionalidade, Jovem, Pessoa Idosa, Envelhecimento Ativo. Especialista em Psicopedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ, lfbdc70@gmail.com

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.