UNIDADE CURRICULAR ELETIVA: UMA POSSIBILIDADE PARA DIMINUIR O PRECONCEITO ENTRE OS JOVENS E AS PESSOAS IDOSAS E DAS PESSOAS IDOSAS COM OS JOVENS. Luciana Fagundes Bastos de Carvalho RESUMO Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância da Unidade Curricular Eletiva para estudantes da 1ª série do EM, da Rede Estadual do Tocantins, em Palmas e para Pessoas Idosas da UMA/UFT, com atividades que desenvolvam a empatia, o respeito, a compaixão e a solidariedade. Vivemos numa aldeia global e precisamos aceitar os vários modos de pensar, cada um percebe o mundo, o outro. Diante da necessidade de inclusão e do diverso, faz-se necessário à criação de uma Eletiva denominada “Interação entre o jovem, a pessoa idosa e o Envelhecimento Humano Ativo”, tendo como metodologia as Rodas de Conversa sobre o jovem, a pessoa idosa, o envelhecimento humano e a interrelação entre essas gerações. É essencial conhecer realidades diversas dos jovens e das pessoas idosas, vivenciar momentos entre as duas gerações para que aconteça a ruptura de paradigmas. A abordagem adotada é qualitativa, visto que as Rodas de Conversas possibilitam encontros dialógicos, criando possibilidades de produção e ressignificação de sentido, saberes, sobre as experiências dos partícipes. Sua escolha se baseia na horizontalização das relações de poder. Os sujeitos que as compõem se implicam, dialeticamente, como atores históricos e sociais críticos e reflexivos diante da realidade. Ao final das Rodas de Conversa espera-se que os estudantes do 1º ano do EM e pessoas Idosas da UMA/UFT, estejam motivados e abertos para a empatia, respeito, compaixão e solidariedade, bem como a publicação da cartilha para os estudantes da 1ª série do EM, da Rede Pública do Tocantins em Palmas, e para estudantes da UMA/UFT. Palavras-chave: Intergeracionalidade, Jovem, Pessoa Idosa, Envelhecimento Ativo. Especialista em Psicopedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ, lfbdc70@gmail.com