Nos dias atuais temos de concordar com o ponto de que é importante o desenrolar da Informática Básica no âmbito escolar para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, deste modo as instituições de ensino tem como principal papel a formação integral de indivíduos e cidadãos para o mundo, portanto, precisam sempre estar oferecendo ferramentas e meios que contemple as habilidades e competências necessárias para isso. As TDICs (Tecnologia Digital da Informação e Comunicação) tem mudado a forma com que os seres humanos trabalham, se comunicam e aprendem, no campo Educacional as mesma tem sido incorporada a fim de promover maior aprendizagem por partes dos alunos, O objetivo deste estudo é analisar a importância da introdução da Informática Básica no Ensino Fundamental, visto que este estudo foi realizado no Colégio Estadual de Tempo Integral do Município de Araguatins - TO em duas etapas, a primeira foi a de observação onde foi analisado o grau de dificuldade dos aluno em diferentes áreas e a segunda etapa de forma prática de modo que trabalhasse a dificuldade dos alunos com as ferramentas tecnológicas na Educação Especial. Por conta do COVID-19 toda a população acadêmica teve que se adaptar às condições de aulas remotas e com isso em alguns casos ouviu-se falar pela primeira vez sobre a aprendizagem online. É notável a dificuldade de aprendizagem sobre a temática pelos estudantes, de forma que sempre têm de ser consideradas as análises de cada metodologia utilizada. Os Resultados mostram que as tecnologias ganham cada vez mais notoriedade no meio da sociedade, de forma a impactar as relações sociais, como também o processo educacional, sendo o professor o principal meio com a responsabilidade de estar sempre inovando, deste modo será possível fazer dos alunos pessoas capacitadas e qualificadas a lidar com a informação digital avançada.