REFLEXÕES SOBRE “BULLYING: MAIS SÉRIO DO QUE SE IMAGINA.”. Gilvania Wanderley de Andrade Ribeiro PMCG/APAE/PB gil-jesuscristo@hotmail.com O comportamento agressivo na contemporaneidade tem provocado grandes dificuldades nos relacionamentos interpessoais. A agressividade não é um fenômeno típico apenas dos dias atuais, entretanto, a regularidade de fatos em que a agressividade se constitui como vilã, os casos de bullying, denominação americana para indicar os casos de violência ocorridos nas escolas, envolvendo brincadeiras aparentemente inocentes, contudo, revelam de forma sutil a exclusão de crianças e adolescentes que não estão enquadrados no perfil determinado pelo grupo ou pessoa particularmente. Esse fenômeno tem sido denominado no Brasil como “bulicida”, em sua maioria sendo praticados por adolescentes calmos, tranquilos, os quais não apresentam conduta violenta, contudo sofrendo agressões, simbólicas ou físicas constantes, sem reagirem no momento em que estão sendo agredidos. Escondidos dentro de si e em seu quarto, a sós, com pensamentos de destruição e vingança, ventilam suas mentes e expõem em ação, acreditando que assim resolverão as suas dificuldades. Estes casos têm suscitado uma vasta pesquisa. Os estudos revelam que a agressividade está presente em todas as culturas, divergindo no que diz respeito aos motivos geradores da agressividade. Fatores biológicos e ambientais têm contribuído para tal comportamento. A falta de afeto, zelo e cuidado são cruciais para a formação de pessoas frustradas. Incapazes de se sentirem amadas e de expressarem amor. Nesse sentido, se faz necessário entender como as emoções contribuem para a manifestação desses comportamentos. O esboço de tais emoções pode ser focalizado em seus aspectos fisiológicos e as teorias comportamentais auxiliam na compreensão dessas manifestações. Todos esses aspectos nos revelam que as emoções são de difícil controle, sobretudo porque estão ligadas a aspectos fisiológicos, os quais não se podem controlar. Em compensação, a compreensão dos fatores desencadeadores das emoções é fundamental para o seu manejo, objetivando o equilíbrio emocional das pessoas. São inúmeros os autores que se debruçam em definir e explicar as reações que ocorrem internamente e se manifestam sob a forma de violência, praticada, no caso, no âmbito da escola, tal como descrito em “Bullying: Mais sério do que se imagina”, obra coletiva organizada por Pedrinho A. Guareschi e Michelle Reis da Silva, a partir da qual foram elaboradas as reflexões ora apresentadas. Artigo elaborado a época para obtenção de nota do TCC do Curso de Psicologia, revisto e aprimorado, agregando autores que debruçaram ao longo de décadas investigando a temática em tela.