A pesquisa apresentada busca discutir os desafios e possibilidades referentes a atuação de professores de Ensino Médio e Técnico como professores mentores. Com a implantação da Base Nacional Comum Curricular, vimos aumentar a demanda por uma escola que acolha as juventudes e os jovens em sua integralidade. Esse é um desafio ao se tratar do currículo composto pelo Itinerário Formativo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), quando se aproximam o currículo do Ensino Médio a um curso de formação profissional voltado ao Mundo do Trabalho e se torna necessário um acompanhamento sistemático e um olhar atento da escola para o percurso individual de cada estudante. Nesse sentido, o professor mentor é aquele que, escolhido pelo estudante, acompanha sua trajetória escolar, sendo uma referência para a construção de autonomia do estudante, auxiliando, entre outras ações, nas decisões que envolvem a trajetória escolar e o projeto de vida. Ao implementar a prática de cada estudante poder contar com um professor mentor, a rede de educação percebeu possibilidades e desafios no desenvolvimento. A pesquisa é de cunho qualitativo, o material analisado é composto por questionários digitais respondidos por estudantes mentorados e professores mentores de uma rede de escolas de Ensino Médio Integrado ao Técnico do sul do país. Como principais resultados da pesquisa apontamos como possibilidades da atuação do mentor: um olhar sistêmico e integrado ao estudante, o apoio para reorganizar os estudos, dentre outros. Como principais desafios apontamos a questão da sobrecarga dos professores ao desenvolverem uma atividade mais voltada ao atendimento individual dos estudantes, bem como a necessidade de formação e de acompanhamento para os próprios professores mentores.