POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: A FIGURA DO PROFESSOR MENTOR COMO ORIENTADOR DA TRAJETÓRIA ESCOLAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100904 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8505 "inscrito_id" => 25333 "titulo" => "POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: A FIGURA DO PROFESSOR MENTOR COMO ORIENTADOR DA TRAJETÓRIA ESCOLAR" "resumo" => "A pesquisa apresentada busca discutir os desafios e possibilidades referentes a atuação de professores de Ensino Médio e Técnico como professores mentores. Com a implantação da Base Nacional Comum Curricular, vimos aumentar a demanda por uma escola que acolha as juventudes e os jovens em sua integralidade. Esse é um desafio ao se tratar do currículo composto pelo Itinerário Formativo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), quando se aproximam o currículo do Ensino Médio a um curso de formação profissional voltado ao Mundo do Trabalho e se torna necessário um acompanhamento sistemático e um olhar atento da escola para o percurso individual de cada estudante. Nesse sentido, o professor mentor é aquele que, escolhido pelo estudante, acompanha sua trajetória escolar, sendo uma referência para a construção de autonomia do estudante, auxiliando, entre outras ações, nas decisões que envolvem a trajetória escolar e o projeto de vida. Ao implementar a prática de cada estudante poder contar com um professor mentor, a rede de educação percebeu possibilidades e desafios no desenvolvimento. A pesquisa é de cunho qualitativo, o material analisado é composto por questionários digitais respondidos por estudantes mentorados e professores mentores de uma rede de escolas de Ensino Médio Integrado ao Técnico do sul do país. Como principais resultados da pesquisa apontamos como possibilidades da atuação do mentor: um olhar sistêmico e integrado ao estudante, o apoio para reorganizar os estudos, dentre outros. Como principais desafios apontamos a questão da sobrecarga dos professores ao desenvolverem uma atividade mais voltada ao atendimento individual dos estudantes, bem como a necessidade de formação e de acompanhamento para os próprios professores mentores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID25333_TB8505_18082023152056.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTÔNIA REGINA GOMES NEVES" "autor_nome_curto" => "ANTÔNIA" "autor_email" => "arneves@senacrs.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100904 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8505 "inscrito_id" => 25333 "titulo" => "POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: A FIGURA DO PROFESSOR MENTOR COMO ORIENTADOR DA TRAJETÓRIA ESCOLAR" "resumo" => "A pesquisa apresentada busca discutir os desafios e possibilidades referentes a atuação de professores de Ensino Médio e Técnico como professores mentores. Com a implantação da Base Nacional Comum Curricular, vimos aumentar a demanda por uma escola que acolha as juventudes e os jovens em sua integralidade. Esse é um desafio ao se tratar do currículo composto pelo Itinerário Formativo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), quando se aproximam o currículo do Ensino Médio a um curso de formação profissional voltado ao Mundo do Trabalho e se torna necessário um acompanhamento sistemático e um olhar atento da escola para o percurso individual de cada estudante. Nesse sentido, o professor mentor é aquele que, escolhido pelo estudante, acompanha sua trajetória escolar, sendo uma referência para a construção de autonomia do estudante, auxiliando, entre outras ações, nas decisões que envolvem a trajetória escolar e o projeto de vida. Ao implementar a prática de cada estudante poder contar com um professor mentor, a rede de educação percebeu possibilidades e desafios no desenvolvimento. A pesquisa é de cunho qualitativo, o material analisado é composto por questionários digitais respondidos por estudantes mentorados e professores mentores de uma rede de escolas de Ensino Médio Integrado ao Técnico do sul do país. Como principais resultados da pesquisa apontamos como possibilidades da atuação do mentor: um olhar sistêmico e integrado ao estudante, o apoio para reorganizar os estudos, dentre outros. Como principais desafios apontamos a questão da sobrecarga dos professores ao desenvolverem uma atividade mais voltada ao atendimento individual dos estudantes, bem como a necessidade de formação e de acompanhamento para os próprios professores mentores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID25333_TB8505_18082023152056.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTÔNIA REGINA GOMES NEVES" "autor_nome_curto" => "ANTÔNIA" "autor_email" => "arneves@senacrs.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }