O teatro e a Leitura dramática também são parte do cotidiano escolar e das metodologias utilizadas por muitos professores para facilitar o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula, assim este processo acaba sendo fonte de investigação por parte de muitos pesquisadores. Esta pesquisa tem o intuito de analisar um recorte das pesquisas cujo foco seja o teatro e a leitura dramática no âmbito escolar. Desta forma esse estudo apresenta uma abordagem qualitativa sendo uma pesquisa denominada estado do conhecimento, sendo direcionada apenas para um setor das publicações que serão as teses e dissertações. Foi escolhida como fonte a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD e o catálogo de teses e dissertações da Capes. O objeto de estudo foram as teses e dissertações fornecidas pelas plataformas citadas acima que possibilitaram a construção de um panorama das pesquisas realizadas com essa temática. Para realizar esta pesquisa se utilizou como suporte teórico-metodológico Ferreira (2002) e Luna (1997). Por fim, se pode perceber algumas aproximações metodológicas como a abordagem qualitativa, a utilização de métodos que permitem a participação ativa do pesquisador como a pesquisa-ação. Além disso, algumas pesquisas analisadas apresentam o teatro e a leitura dramática como uma estratégia para o desenvolvimento dos alunos em diversos aspectos.