O presente estudo teve como objetivo principal identificar as situações de gênero no contexto escolar, enfatizando principalmente a igualdade de gênero na escola, o empoderamento feminino e como a legislação é considerada diante desta problemática na contemporaneidade. Assim, por meio de revisão bibliográfica, analisando o ponto de vista de diversos autores e a legislação brasileira, foram abordados conceitos e práticas necessárias para possibilitar os professores a trabalhar este tema tão presente dentro das escolas, da forma mais natural possível. Construir a igualdade de gênero na escola é evitar que processos de discriminação ocorram; entretanto é importante que seja praticada desde os primeiros anos da vida escolar. A participação do docente é necessária para que a sala de aula não seja um espaço gerador e reprodutor de uma educação discriminatória, e sim um espaço de construção de igualdades, pois sabemos que a escola contribui de forma significativa para a manutenção dos padrões estabelecidos na sociedade. Após análise de materiais teóricos, pode-se observar que há questões relevantes relacionadas a igualdade de gênero que precisam ser ressaltadas para redução de episódios de preconceito e discriminação dentro e fora do ambiente escolar, para a melhoria da educação com foco na inclusão social. A fundamentação teórica baseia-se nos estudos realizados pelos autores CECCARELLI (2000), RAGO (2013), SILVA; GOMES; KRUCZEVESKI (2018), SEFFNER (2008), dentre outros.