As cenas de leitura são fundamentais aos processos formativos vividos pelas pessoas ao longo de sua vida, pois as interpelam a deslocamentos para os campos da imaginação, fantasia e percepção sensível das realidades, quando acessam textos poéticos ou denotativos. Entretanto, com a realidade da pandemia de COVID-19, essa prática de multiletramentos ganha modos novos e complexos, sendo necessária para fortalecer os vínculos de estudantes com a escola e também acalentá-las(los), por causa do estado de isolamento social físico e das tristezas dos lutos. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivos saber e analisar como se deram as responsividades de estudantes adolescentes diante das práticas leitoras, desenvolvidas por duas professoras do Ensino Fundamental de uma escola municipal do campo, no povoado de Santa Rosa de Lima no município de Jaguarari – Bahia. O aporte teórico constituiu-se por Mendes (2020), Cosson (2014), Bakhtin (2003), Freire (1982), dentre outros e outras. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a aplicação de um questionário por meio do Google Forms e WhatsApp, devido ao período de isolamento social. A pesquisa aponta que a escola precisa investir nas práticas de multiletramentos para formar juventudes leitoras; que é necessário criar as condições de acesso às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e à internet de qualidade, além de investir em politicas públicas de formação docente.