O presente estudo tem como objetivo geral descrever e analisar as ações de uma Equipe Multiprofissional na Educação (EME) pioneira no município de Brejo do Cruz-PB e como objetivos específicos: caracterizar o trabalho de cada especialista da EME; apresentar os aspectos referentes ao trabalho da EME; identificar os desafios e propor estratégias para aperfeiçoar o serviço. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso descritivo. Para coleta de dados foram realizadas observações diretas, análise de documentos e do instrumental utilizado pelos profissionais. A referida EME atua na rede municipal de educação, e está em atividade há quatro meses, com especialistas das áreas de psicologia, psicopedagogia e assistência social. Os resultados contextualizam a existência de documentos normativos que direcionam o trabalho dos profissionais, como as Referências Técnicas do Conselho Federal de Psicologia para a atuação do psicólogo na educação básica. A EME do município de Brejo do Cruz – PB, mesmo com pouco tempo de atuação, já realizou diversas ações e intervenções, que culminaram em: diminuição dos encaminhamentos para profissionais da saúde no tocante a demandas de saúde mental (ansiedade); acompanhamentos referentes a dificuldades de aprendizagem; e identificação e encaminhamentos de famílias em vulnerabilidades socioeconômicas para os órgãos competentes. Um dos desafios encontrados é a desinformação no tocante a atuação dos profissionais na educação, a expectativa da comunidade escolar continua sendo a de prestação de serviços clínicos, tais como avaliação e atendimentos individuais. Dessa forma, é visível que o serviço da EME foi acolhido e valorizado pelas escolas do município de Brejo do Cruz-PB, servindo de modelo para que o setor educacional (municipal, estadual e federal) enxergue a grande importância de se ter profissionais especializados dentro das escolas para oportunizar espaço de promoção de saúde mental e garantia de direitos.