Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96688
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2704
    "inscrito_id" => 12146
    "titulo" => "O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "A perspectiva inclusiva na educação tem por finalidade proporcionar o acesso dos estudantes com deficiências e necessidades específicas à educação de qualidade que visa o desenvolvimento de suas potencialidades. Para tanto, a participação dos referidos discentes no ambiente escolar deve ser mediada por: adaptações curriculares significativas, eliminação de barreiras ambientais e atitudinais, dentre outras intervenções. A inclusão no contexto escolar ainda enfrenta obstáculos e, para ultrapassá-los, faz-se necessário investir, dentre outros aspectos, nas práticas docentes que promovam a construção do conhecimento de todos os cidadãos, cujo direito à educação escolar deve ser garantido. Portanto, este texto reflete sobre os conceitos que balizam a Educação Especial na perspectiva inclusiva, considerando a realidade do ensino básico, técnico e tecnológico e como estes podem contribuir na prática docente através das vivências e reflexões sobre: as adaptações curriculares de pequeno e grande porte; a eliminação de barreiras atitudinais que dificultam a inclusão educacional dos discentes e o desenvolvimento da acessibilidade afetiva que corrobora para o comportamento intrapessoal e para a permanência e êxito dos mesmos. Com isso, o processo metodológico do trabalho é caracterizado por analisar o papel e impacto de monitoria acadêmica, coordenada pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas que atua no acompanhamento, inclusão e mediação dos alunos com diferentes demandas de aprendizagem. Os mediadores, enquanto estudantes-aprendizes e futuros professores, são acompanhados por meio de orientação acadêmica dos servidores responsáveis pelo setor. Através de vivências, estudos e relatos, foi possível observar que as adaptações curriculares e de materiais didáticos fazem com que o ensino, em particular o ensino de Química - tendo em vista o curso destes licenciandos - seja repensado de forma a incluir as múltiplas formas de se perceber o mundo, contribuindo assim para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12146_TB2704_20112023104353.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELE MELLO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ISABELE"
    "autor_email" => "b.isabelemello@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96688
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2704
    "inscrito_id" => 12146
    "titulo" => "O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "A perspectiva inclusiva na educação tem por finalidade proporcionar o acesso dos estudantes com deficiências e necessidades específicas à educação de qualidade que visa o desenvolvimento de suas potencialidades. Para tanto, a participação dos referidos discentes no ambiente escolar deve ser mediada por: adaptações curriculares significativas, eliminação de barreiras ambientais e atitudinais, dentre outras intervenções. A inclusão no contexto escolar ainda enfrenta obstáculos e, para ultrapassá-los, faz-se necessário investir, dentre outros aspectos, nas práticas docentes que promovam a construção do conhecimento de todos os cidadãos, cujo direito à educação escolar deve ser garantido. Portanto, este texto reflete sobre os conceitos que balizam a Educação Especial na perspectiva inclusiva, considerando a realidade do ensino básico, técnico e tecnológico e como estes podem contribuir na prática docente através das vivências e reflexões sobre: as adaptações curriculares de pequeno e grande porte; a eliminação de barreiras atitudinais que dificultam a inclusão educacional dos discentes e o desenvolvimento da acessibilidade afetiva que corrobora para o comportamento intrapessoal e para a permanência e êxito dos mesmos. Com isso, o processo metodológico do trabalho é caracterizado por analisar o papel e impacto de monitoria acadêmica, coordenada pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas que atua no acompanhamento, inclusão e mediação dos alunos com diferentes demandas de aprendizagem. Os mediadores, enquanto estudantes-aprendizes e futuros professores, são acompanhados por meio de orientação acadêmica dos servidores responsáveis pelo setor. Através de vivências, estudos e relatos, foi possível observar que as adaptações curriculares e de materiais didáticos fazem com que o ensino, em particular o ensino de Química - tendo em vista o curso destes licenciandos - seja repensado de forma a incluir as múltiplas formas de se perceber o mundo, contribuindo assim para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12146_TB2704_20112023104353.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELE MELLO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ISABELE"
    "autor_email" => "b.isabelemello@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A perspectiva inclusiva na educação tem por finalidade proporcionar o acesso dos estudantes com deficiências e necessidades específicas à educação de qualidade que visa o desenvolvimento de suas potencialidades. Para tanto, a participação dos referidos discentes no ambiente escolar deve ser mediada por: adaptações curriculares significativas, eliminação de barreiras ambientais e atitudinais, dentre outras intervenções. A inclusão no contexto escolar ainda enfrenta obstáculos e, para ultrapassá-los, faz-se necessário investir, dentre outros aspectos, nas práticas docentes que promovam a construção do conhecimento de todos os cidadãos, cujo direito à educação escolar deve ser garantido. Portanto, este texto reflete sobre os conceitos que balizam a Educação Especial na perspectiva inclusiva, considerando a realidade do ensino básico, técnico e tecnológico e como estes podem contribuir na prática docente através das vivências e reflexões sobre: as adaptações curriculares de pequeno e grande porte; a eliminação de barreiras atitudinais que dificultam a inclusão educacional dos discentes e o desenvolvimento da acessibilidade afetiva que corrobora para o comportamento intrapessoal e para a permanência e êxito dos mesmos. Com isso, o processo metodológico do trabalho é caracterizado por analisar o papel e impacto de monitoria acadêmica, coordenada pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas que atua no acompanhamento, inclusão e mediação dos alunos com diferentes demandas de aprendizagem. Os mediadores, enquanto estudantes-aprendizes e futuros professores, são acompanhados por meio de orientação acadêmica dos servidores responsáveis pelo setor. Através de vivências, estudos e relatos, foi possível observar que as adaptações curriculares e de materiais didáticos fazem com que o ensino, em particular o ensino de Química - tendo em vista o curso destes licenciandos - seja repensado de forma a incluir as múltiplas formas de se perceber o mundo, contribuindo assim para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.