O presente artigo busca refletir sobre a formação de professores na rede municipal de Santo Estevão pautado na perspectiva das relações étnico-raciais. As discussões giram em torno de uma educação antirracista, o que nas escolas significa combater ativamente o racismo e promover uma cultura de inclusão e equidade para todos os alunos, independentemente da sua origem racial ou étnica. Isso envolve conscientização e educação sobre a história do racismo, preconceito e discriminação, bem como a promoção da diversidade e da valorização da identidade cultural de todos. Desse modo, a proposta da Formação para professores com a temática Racismo e Antirracismo nas Escolas visa fortalecer as propostas pedagógicas dentro das salas de aulas no sentido de contribuir para uma identidade positiva das crianças negras. Na contextualização teórica, trazemos o conceito de racismo e propostas pedagógicas para trabalhar o antirracismo dentro das escolas municipais de Santo Estevão. No decorrer das discussões busca-se dialogar com teóricos, com destaque Cavalleiro (2003), Gomes e Laborne (2108), Almeida (2019), Silva e Ribeiro (2019), entre outros autores. Conclui-se que para criar espaços antirracistas, os educadores devem ensinar sobre racismo ao longo do dia e no currículo adotando os conceitos de antirracismo. Eles devem tomar medidas diretas e intencionais contra comportamentos, práticas, políticas e crenças racistas para desmantelar e interromper o racismo.