Este resumo simples trata-se da síntese do artigo “O brincar matemático na Educação Infantil: uma experiência com diversidades étnico-raciais na creche”, uma análise de como se deu a contribuição da Matemática na formação integral de crianças do quarto ano creche do Centro Municipal de Educação Infantil Judith Maria da Rocha, situado no Município de Camaragibe, região metropolitana de Recife-PE, através de brincadeiras e interações (eixos estruturantes da Educação Infantil), que tiveram como pano de fundo, as diversidades da Educação das Relações étnico-raciais. Destacamos aqui que não vemos a Matemática na Educação Infantil, sobretudo creche, como base para que as crianças possam desenvolver a base pedagógica necessária para as etapas posteriores de ensino, mas principalmente para terem um desenvolvimento integral como seres humanos. Sabemos que é o brincar a principal ferramenta de aprendizagem na Primeira Infância, é com ele que as crianças interagem e compreendem o mundo. O desenvolvimento integral numa abordagem matemática se deu através de aprendizagens como tempo, espaço, distância, limites, entre outros durante as vivências das brincadeiras de roda, com os brinquedos e brincadeiras de origem afro-indígena. Haja vista as crianças também tiveram a oportunidade de trabalhar em grupo, já que as aprendizagens se deram em sua maioria através das brincadeiras, permitindo que elas desenvolvessem habilidades de colaboração e trabalho em equipe. A temática das relações étnico-raciais como pano de fundo decorre do fato de que este resumo tem origem do projeto pedagógico para a turma intitulado “ Educar para o Bem Viver: aprendendo na e com a Terra dos Camarás”, que considera a educação para as relações étnico-raciais algo urgente, e que atua diretamente no resguardo a vida da criança, para seu desenvolvimento integral, livre de quaisquer forma de discriminação.