A presente pesquisa tem por objetivo versar sobre o uso da musicalidade na educação infantil na U.E.I Tia Ozanira localizada na cidade de Bacabal, no estado do Maranhão, elencando essa ferramenta para o desenvolvimento de aulas mais lúdicas e atrativas ao público alvo, crianças de 3 e 4 anos, como forma de trazer aos alunos o estímulo de sensações no desenvolvimento psíquico, motor e afetivo. A partir desses esclarecimentos o método desenvolvido na pesquisa é de campo exploratório, com abordagem qualitativa onde utilizou-se como aporte teórico os seguintes autores: Soares e Rúbio (2012), Gonçalves (2013), Brito (2019) dentre outros acervos bibliográficos e documentos legais. Sabemos que a música faz parte da vida humana desde os primórdios dos tempos e que surgiu a partir da necessidade do homem de querer se expressar, na escola não é diferente, através dessa arte os conhecimentos são conectados e melhor compreendidos, com ela as crianças têm liberdade para um aprender brincando, ela faz parte também da própria rotina em sala de aula nas músicas cantadas na hora da entrada, na hora do lanche e na hora da volta para casa. Em vista de tudo isso, a pesquisa busca contribuir no processo ensino-aprendizagem através da exploração das singularidades infantis, levando em consideração a faixa etária, a diversidade cultural, costumes, valores, crenças, etnias, dentre outros. Tendo assim, como resultado esperado a integração da música aos conteúdos escolares e em consonância a isso, o desenvolvimento de relações afetivas, de socialização e cognitiva dos alunos.