As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na esfera educacional, incluindo os contextos de ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI), uma vez que possibilitam o contato com diferentes manifestações da língua, facilitando a percepção da diversidade presente nos quesitos socioculturais e potencializando o processo de aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo discutir as contribuições e limitações do uso do aplicativo Duolingo - plataforma de gamificação para ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras (LE) - como ferramenta para o ensino de LI através de sua análise descritiva. Ao descrever o funcionamento do aplicativo e sua utilidade para viabilizar a aprendizagem da LI, destaca-se a capacidade do Duolingo em ajudar na aquisição de estruturas gramaticais da língua inglesa por meio da repetição constante de palavras e organizações sintáticas. No entanto, reconhece-se que o aplicativo tem limitações no desenvolvimento da comunicação oral e na exposição às variações informais da língua. Portanto, faz-se necessário complementar o ensino com outras atividades que visem a prática da comunicação oral. Assim, verifica-se que o Duolingo pode ser uma ferramenta útil para a aquisição de estruturas gramaticais da LI, mas deve ser complementado com outras atividades, especialmente aquelas relacionadas ao desenvolvimento das habilidades de compreensão e produção oral.