Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DUOLINGO: CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES DA PLATAFORMA PARA ALUNOS DE LI COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96121
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1933
    "inscrito_id" => 8815
    "titulo" => "DUOLINGO: CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES DA PLATAFORMA PARA ALUNOS DE LI COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA."
    "resumo" => "As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na esfera educacional, incluindo os contextos de ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI), uma vez que possibilitam o contato com diferentes manifestações da língua, facilitando a percepção da diversidade presente nos quesitos socioculturais e potencializando o processo de aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo discutir as contribuições e limitações do uso do aplicativo Duolingo - plataforma de gamificação para ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras (LE) - como ferramenta para o ensino de LI através de sua análise descritiva. Ao descrever o funcionamento do aplicativo e sua utilidade para viabilizar a aprendizagem da LI, destaca-se a capacidade do Duolingo em ajudar na aquisição de estruturas gramaticais da língua inglesa por meio da repetição constante de palavras e organizações sintáticas. No entanto, reconhece-se que o aplicativo tem limitações no desenvolvimento da comunicação oral e na exposição às variações informais da língua. Portanto, faz-se necessário complementar o ensino com outras atividades que visem a prática da comunicação oral. Assim, verifica-se que o Duolingo pode ser uma ferramenta útil para a aquisição de estruturas gramaticais da LI, mas deve ser complementado com outras atividades, especialmente aquelas relacionadas ao desenvolvimento das habilidades de compreensão e produção oral."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8815_TB1933_10122023130804.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA THUASLAR SIMAO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "Dani Thuaslar"
    "autor_email" => "danithuaslar@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96121
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1933
    "inscrito_id" => 8815
    "titulo" => "DUOLINGO: CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES DA PLATAFORMA PARA ALUNOS DE LI COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA."
    "resumo" => "As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na esfera educacional, incluindo os contextos de ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI), uma vez que possibilitam o contato com diferentes manifestações da língua, facilitando a percepção da diversidade presente nos quesitos socioculturais e potencializando o processo de aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo discutir as contribuições e limitações do uso do aplicativo Duolingo - plataforma de gamificação para ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras (LE) - como ferramenta para o ensino de LI através de sua análise descritiva. Ao descrever o funcionamento do aplicativo e sua utilidade para viabilizar a aprendizagem da LI, destaca-se a capacidade do Duolingo em ajudar na aquisição de estruturas gramaticais da língua inglesa por meio da repetição constante de palavras e organizações sintáticas. No entanto, reconhece-se que o aplicativo tem limitações no desenvolvimento da comunicação oral e na exposição às variações informais da língua. Portanto, faz-se necessário complementar o ensino com outras atividades que visem a prática da comunicação oral. Assim, verifica-se que o Duolingo pode ser uma ferramenta útil para a aquisição de estruturas gramaticais da LI, mas deve ser complementado com outras atividades, especialmente aquelas relacionadas ao desenvolvimento das habilidades de compreensão e produção oral."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8815_TB1933_10122023130804.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA THUASLAR SIMAO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "Dani Thuaslar"
    "autor_email" => "danithuaslar@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na esfera educacional, incluindo os contextos de ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI), uma vez que possibilitam o contato com diferentes manifestações da língua, facilitando a percepção da diversidade presente nos quesitos socioculturais e potencializando o processo de aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo discutir as contribuições e limitações do uso do aplicativo Duolingo - plataforma de gamificação para ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras (LE) - como ferramenta para o ensino de LI através de sua análise descritiva. Ao descrever o funcionamento do aplicativo e sua utilidade para viabilizar a aprendizagem da LI, destaca-se a capacidade do Duolingo em ajudar na aquisição de estruturas gramaticais da língua inglesa por meio da repetição constante de palavras e organizações sintáticas. No entanto, reconhece-se que o aplicativo tem limitações no desenvolvimento da comunicação oral e na exposição às variações informais da língua. Portanto, faz-se necessário complementar o ensino com outras atividades que visem a prática da comunicação oral. Assim, verifica-se que o Duolingo pode ser uma ferramenta útil para a aquisição de estruturas gramaticais da LI, mas deve ser complementado com outras atividades, especialmente aquelas relacionadas ao desenvolvimento das habilidades de compreensão e produção oral.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.