Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM DE TERMODINÂMICA E ABORDAGEM CTSA : UMA PROPOSTA A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95712
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1402
    "inscrito_id" => 2835
    "titulo" => "APRENDIZAGEM DE TERMODINÂMICA E ABORDAGEM CTSA : UMA PROPOSTA A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "resumo" => "Este projeto de pesquisa teve como objetivo uma proposta de uma sequência didática, de como os alunos conseguem relacionar o conteúdo de termodinâmica com abordagem CTSA, no ensino de química. Dessa maneira, foi elaborada uma proposta de sequência didática com abordagem CTSA com relação ao conteúdo de termodinâmica e abordando o tema combustíveis. Logo a temática combustíveis foi uma ferramenta auxiliar para a contextualização do conteúdo. Portanto, quando se trabalha um conteúdo de relevância social e que tenha problematização é uma forma de gerar interesse no aluno e o tema permite uma interação com o eixo CTSA. Propor uma aprendizagem que busque ao estudante uma forma de compreender os processos químicos em diferentes contextos e também é importante que os conhecimentos científicos e tecnológicos sejam interligados aos fatos do cotidiano do aluno. Essa pesquisa foi realizada com 28 estudantes da turma de Química do Ensino Médio da rede estadual, que buscou analisar como os estudantes têm a visão de relacionar o conteúdo com a abordagem CTSA. A pesquisa é de caráter qualitativo com a natureza de analisar. Os dados foram coletados a partir de questionário de conhecimento prévio e vídeo - gravações durante a sequência didática. As análises de dados foram feitas a partir dos discursos dos estudantes em sala de aula, utilizando critérios para ser observado se os estudantes adquiriram aprendizagem. Após as análises foi observado que alguns estudantes no início tiveram dificuldades de compreender alguns conceitos específicos sobre o conteúdo de termodinâmica, mas apresentavam noções claras sobre os eixos Ciência - Tecnologia - Sociedade e Ambiente, desse modo, foi possível perceber como os estudantes obtiveram aprendizagem de maneira contextualizada e interagindo entre eles sobre as questões apresentadas em sala de aula e adquirindo novos conhecimentos e tendo pensamentos críticos, é uma maneira de formar cidadãos reflexivos e poder transformar e transmitir conhecimentos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID2835_TB1402_18052023221216.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIZELE MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GIZELE"
    "autor_email" => "gizelle.maria200942@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95712
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1402
    "inscrito_id" => 2835
    "titulo" => "APRENDIZAGEM DE TERMODINÂMICA E ABORDAGEM CTSA : UMA PROPOSTA A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "resumo" => "Este projeto de pesquisa teve como objetivo uma proposta de uma sequência didática, de como os alunos conseguem relacionar o conteúdo de termodinâmica com abordagem CTSA, no ensino de química. Dessa maneira, foi elaborada uma proposta de sequência didática com abordagem CTSA com relação ao conteúdo de termodinâmica e abordando o tema combustíveis. Logo a temática combustíveis foi uma ferramenta auxiliar para a contextualização do conteúdo. Portanto, quando se trabalha um conteúdo de relevância social e que tenha problematização é uma forma de gerar interesse no aluno e o tema permite uma interação com o eixo CTSA. Propor uma aprendizagem que busque ao estudante uma forma de compreender os processos químicos em diferentes contextos e também é importante que os conhecimentos científicos e tecnológicos sejam interligados aos fatos do cotidiano do aluno. Essa pesquisa foi realizada com 28 estudantes da turma de Química do Ensino Médio da rede estadual, que buscou analisar como os estudantes têm a visão de relacionar o conteúdo com a abordagem CTSA. A pesquisa é de caráter qualitativo com a natureza de analisar. Os dados foram coletados a partir de questionário de conhecimento prévio e vídeo - gravações durante a sequência didática. As análises de dados foram feitas a partir dos discursos dos estudantes em sala de aula, utilizando critérios para ser observado se os estudantes adquiriram aprendizagem. Após as análises foi observado que alguns estudantes no início tiveram dificuldades de compreender alguns conceitos específicos sobre o conteúdo de termodinâmica, mas apresentavam noções claras sobre os eixos Ciência - Tecnologia - Sociedade e Ambiente, desse modo, foi possível perceber como os estudantes obtiveram aprendizagem de maneira contextualizada e interagindo entre eles sobre as questões apresentadas em sala de aula e adquirindo novos conhecimentos e tendo pensamentos críticos, é uma maneira de formar cidadãos reflexivos e poder transformar e transmitir conhecimentos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID2835_TB1402_18052023221216.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIZELE MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GIZELE"
    "autor_email" => "gizelle.maria200942@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este projeto de pesquisa teve como objetivo uma proposta de uma sequência didática, de como os alunos conseguem relacionar o conteúdo de termodinâmica com abordagem CTSA, no ensino de química. Dessa maneira, foi elaborada uma proposta de sequência didática com abordagem CTSA com relação ao conteúdo de termodinâmica e abordando o tema combustíveis. Logo a temática combustíveis foi uma ferramenta auxiliar para a contextualização do conteúdo. Portanto, quando se trabalha um conteúdo de relevância social e que tenha problematização é uma forma de gerar interesse no aluno e o tema permite uma interação com o eixo CTSA. Propor uma aprendizagem que busque ao estudante uma forma de compreender os processos químicos em diferentes contextos e também é importante que os conhecimentos científicos e tecnológicos sejam interligados aos fatos do cotidiano do aluno. Essa pesquisa foi realizada com 28 estudantes da turma de Química do Ensino Médio da rede estadual, que buscou analisar como os estudantes têm a visão de relacionar o conteúdo com a abordagem CTSA. A pesquisa é de caráter qualitativo com a natureza de analisar. Os dados foram coletados a partir de questionário de conhecimento prévio e vídeo - gravações durante a sequência didática. As análises de dados foram feitas a partir dos discursos dos estudantes em sala de aula, utilizando critérios para ser observado se os estudantes adquiriram aprendizagem. Após as análises foi observado que alguns estudantes no início tiveram dificuldades de compreender alguns conceitos específicos sobre o conteúdo de termodinâmica, mas apresentavam noções claras sobre os eixos Ciência - Tecnologia - Sociedade e Ambiente, desse modo, foi possível perceber como os estudantes obtiveram aprendizagem de maneira contextualizada e interagindo entre eles sobre as questões apresentadas em sala de aula e adquirindo novos conhecimentos e tendo pensamentos críticos, é uma maneira de formar cidadãos reflexivos e poder transformar e transmitir conhecimentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.