As ferramentas tecnológicas são fundamentais para o ensino-aprendizagem, sendo indispensável saber utilizá-las é primordial para o desenvolvimento intelectual, principalmente na educação. As pessoas com deficiência intelectual apresentam limitações e dificuldades em se adaptar ao meio e lidar com diversas situações do cotidiano. Suas potencialidades e habilidades podem ser estimuladas através dos recursos pedagógicos e tecnológicos adequados. O uso de aplicativos possibilita o incentivo da aprendizagem com mais eficiência a todos. O projeto objetiva compreender como o uso de aplicativos educacionais influenciam na aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual nas escolas, Escola Tempo Integral Professora Oneide da Cruz Mousinho - ETIPOCM e Escola municipal professora Nair Duarte ambas no município de Araguatins-TO. Espera-se trabalhar as habilidades dos estudantes por meio da tecnologia que estimulem a cognição, memória e o raciocínio lógico. Busca-se dentre os resultados futuros, a melhoria da aprendizagem com o uso de aplicativos educacionais, auxiliando como ferramenta pedagógica para alunos com deficiência intelectual, a metodologia que será utilizada é levar os estudantes para sala de recursos onde serão apresentados os aplicativos de diversas disciplinas, como matemática, ciências e português, com isso trabalhar de forma interdisciplinaridade a sua aprendizagem, em prol de melhorar a memória, e o raciocínio lógico, será feita uma análise para saber se os estudantes estão tendo desenvolvimento com o uso de aplicativos na aprendizagem e em sala de aula regular.