Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESPÍRITO CIENTÍFICO E A PRÁTICA ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE GASTON BACHELARD E THOMÁS KUHN

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo traz uma discussão em torno da produção do conhecimento no contexto da educação escolar e, conduz uma reflexão sobre a base epistemológica que permeia o fazer pedagógico do docente na Educação Básica. Diante disso, o principal objetivo deste estudo é articular as bases epistemológicas de Gaston Bachelard e Thomas Kuhn como referência para compreender a relação entre docente e estudante na construção do conhecimento científico. Trata-se de um estudo teórico de natureza qualitativa. Na perspectiva de Bachelard, o estudo contribuiu para uma reflexão sobre a importância do docente assumir uma postura epistemológica mais efetiva, de modo que fundamente a elaboração de um planejamento didático no âmbito da interação entre o sujeito e o objeto do saber, num processo de apropriação do conhecimento, intencionando o desenvolvimento do espírito científico nos educandos. No que se refere aos estudos de Kuhn, suas ideias foram de grande relevância, tendo em vista que possibilitaram novos olhares para os estudos científicos e para outras formas de enxergar a ciência. Kuhn difundiu a noção de que a ciência não é um conjunto de conhecimentos universais, estáticos, acabados e inalteráveis, mas é historicamente construído, que progride a partir de construção, superação e reformulação de paradigmas, que ocorre de maneira contínua e progressiva. Refletindo essas ideias no campo da educação, especificamente na prática escolar, reporta-se a necessidade de mudança do paradigma educacional, no tocante às estratégias didáticas favoráveis à experiências de aprendizagem, no cotidiano escolar, que estimulem a construção do conhecimento, na perspectiva da problematização, da descoberta e da criatividade. Percebe-se que uma nova postura epistêmica do docente refletirá num novo fazer pedagógico, o qual, ancorado na concepção de ciência como processo aberto, interativo e dinâmico, poderá corroborar, significativamente, para o desenvolvimento do espírito científico de educandos em fase escolar.

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