O Programa de Residência Pedagógica (PRP) de caráter interdisciplinar, oportuniza aos estudantes dos cursos de Licenciaturas em Educação Física e Pedagogia, intervenções de saberes docentes experienciais em escolas públicas. A dança como um dos conteúdos da Educação Física Escolar, legitimou-se uma potente ferramenta pedagógica, especificando-se em seus conteúdos e práticas que facilitem o seu trato/ensino, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral de um indivíduo crítico e atuante, além de desenvolver e aprimorar seus aspectos emocionais, intelectuais, sensoriais e cognitivos. No ensino pedagógico, a Dança perpassa conhecer não só o contexto social dos alunos, mas possibilita reconhecer as diferenças entre eles. O objetivo deste trabalho consiste em analisar as intervenções interdisciplinares teóricas/práticas das danças populares durante as aulas na unidade escolar campo de estágio do Programa de Residência Pedagógica. Trata-se de um relato de experiência de cunho qualitativo, baseado em pesquisa-ação, com observação atuante, análise de relatos biográficos narrativos, pesquisados e elaborados pelos residentes dos cursos de Licenciatura em Educação Física da UFPE/CAV e Pedagogia da UFPE/CE. As aulas ministradas pelos residentes, ocorreram na Escola Municipal dos Coelhos, Recife- PE, com estudantes do 4° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com a supervisão do preceptor. Diante das experiências vivenciadas, foi possível notar que as danças populares, trabalhadas de forma interdisciplinar, contribuiu de forma significativa para o processo de ensino-aprendizagem das crianças, visto que, a linguagem da dança é uma área privilegiada para que possamos trabalhar, discutir e problematizar os aspectos sócio-político-culturais existentes em nossa sociedade, dialogando sempre com outras disciplinas.