Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INFLUÊNCIA DAS DANÇAS POPULARES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97083
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3220
    "inscrito_id" => 16097
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DAS DANÇAS POPULARES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) de caráter interdisciplinar, oportuniza aos estudantes dos cursos de Licenciaturas em Educação Física e Pedagogia, intervenções de saberes docentes experienciais em escolas públicas. A dança como um dos conteúdos da Educação Física Escolar, legitimou-se uma potente ferramenta pedagógica, especificando-se em seus conteúdos e práticas que facilitem o seu trato/ensino, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral de um indivíduo crítico e atuante, além de desenvolver e aprimorar seus aspectos emocionais, intelectuais, sensoriais e cognitivos. No ensino pedagógico, a Dança perpassa conhecer não só o contexto social dos alunos, mas possibilita reconhecer as diferenças entre eles. O objetivo deste trabalho consiste em analisar as intervenções interdisciplinares teóricas/práticas das danças populares durante as aulas na unidade escolar campo de estágio do Programa de Residência Pedagógica. Trata-se de um relato de experiência de cunho qualitativo, baseado em pesquisa-ação, com observação atuante, análise de relatos biográficos narrativos, pesquisados e elaborados pelos residentes dos cursos de Licenciatura em Educação Física da UFPE/CAV e Pedagogia da UFPE/CE. As aulas ministradas pelos residentes, ocorreram na Escola Municipal dos Coelhos, Recife- PE, com estudantes do 4° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com a supervisão do preceptor. Diante das experiências vivenciadas, foi possível notar que as danças populares, trabalhadas de forma interdisciplinar, contribuiu de forma significativa para o processo de ensino-aprendizagem das crianças, visto que, a linguagem da dança é uma área privilegiada para que possamos trabalhar, discutir e problematizar os aspectos sócio-político-culturais existentes em nossa sociedade, dialogando sempre com outras disciplinas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID16097_TB3220_03102023174010.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIEL DE LIMA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "ADRIEL GOMES"
    "autor_email" => "adriel.gomes@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97083
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3220
    "inscrito_id" => 16097
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DAS DANÇAS POPULARES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) de caráter interdisciplinar, oportuniza aos estudantes dos cursos de Licenciaturas em Educação Física e Pedagogia, intervenções de saberes docentes experienciais em escolas públicas. A dança como um dos conteúdos da Educação Física Escolar, legitimou-se uma potente ferramenta pedagógica, especificando-se em seus conteúdos e práticas que facilitem o seu trato/ensino, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral de um indivíduo crítico e atuante, além de desenvolver e aprimorar seus aspectos emocionais, intelectuais, sensoriais e cognitivos. No ensino pedagógico, a Dança perpassa conhecer não só o contexto social dos alunos, mas possibilita reconhecer as diferenças entre eles. O objetivo deste trabalho consiste em analisar as intervenções interdisciplinares teóricas/práticas das danças populares durante as aulas na unidade escolar campo de estágio do Programa de Residência Pedagógica. Trata-se de um relato de experiência de cunho qualitativo, baseado em pesquisa-ação, com observação atuante, análise de relatos biográficos narrativos, pesquisados e elaborados pelos residentes dos cursos de Licenciatura em Educação Física da UFPE/CAV e Pedagogia da UFPE/CE. As aulas ministradas pelos residentes, ocorreram na Escola Municipal dos Coelhos, Recife- PE, com estudantes do 4° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com a supervisão do preceptor. Diante das experiências vivenciadas, foi possível notar que as danças populares, trabalhadas de forma interdisciplinar, contribuiu de forma significativa para o processo de ensino-aprendizagem das crianças, visto que, a linguagem da dança é uma área privilegiada para que possamos trabalhar, discutir e problematizar os aspectos sócio-político-culturais existentes em nossa sociedade, dialogando sempre com outras disciplinas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID16097_TB3220_03102023174010.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIEL DE LIMA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "ADRIEL GOMES"
    "autor_email" => "adriel.gomes@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) de caráter interdisciplinar, oportuniza aos estudantes dos cursos de Licenciaturas em Educação Física e Pedagogia, intervenções de saberes docentes experienciais em escolas públicas. A dança como um dos conteúdos da Educação Física Escolar, legitimou-se uma potente ferramenta pedagógica, especificando-se em seus conteúdos e práticas que facilitem o seu trato/ensino, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral de um indivíduo crítico e atuante, além de desenvolver e aprimorar seus aspectos emocionais, intelectuais, sensoriais e cognitivos. No ensino pedagógico, a Dança perpassa conhecer não só o contexto social dos alunos, mas possibilita reconhecer as diferenças entre eles. O objetivo deste trabalho consiste em analisar as intervenções interdisciplinares teóricas/práticas das danças populares durante as aulas na unidade escolar campo de estágio do Programa de Residência Pedagógica. Trata-se de um relato de experiência de cunho qualitativo, baseado em pesquisa-ação, com observação atuante, análise de relatos biográficos narrativos, pesquisados e elaborados pelos residentes dos cursos de Licenciatura em Educação Física da UFPE/CAV e Pedagogia da UFPE/CE. As aulas ministradas pelos residentes, ocorreram na Escola Municipal dos Coelhos, Recife- PE, com estudantes do 4° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com a supervisão do preceptor. Diante das experiências vivenciadas, foi possível notar que as danças populares, trabalhadas de forma interdisciplinar, contribuiu de forma significativa para o processo de ensino-aprendizagem das crianças, visto que, a linguagem da dança é uma área privilegiada para que possamos trabalhar, discutir e problematizar os aspectos sócio-político-culturais existentes em nossa sociedade, dialogando sempre com outras disciplinas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.