No âmbito da formação docente, o tornar-se professor trata-se de uma construção formativa e profissional que se dá na prática e na reflexão sobre essa prática. É compreendendo essa dimensão, que este trabalho busca apresentar um relato de experiência da Docência Assistida realizada no componente curricular de Fundamentos da Psicologia Educacional no Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, e suas implicações para a articulação entre o ensino e a pesquisa na formação docente. Desse modo, o estudo aborda a atuação da pesquisadora no exercício da atividade docente mediante o Programa de Pós-graduação, Mestrado em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, no primeiro semestre de 2023. O referencial teórico apoia-se na articulação pesquisa-formação, buscando estabelecer relações mais orgânicas entre o processo educativo e a pesquisa científica, sendo esta, a própria prática reflexiva e transformadora. Os procedimentos metodológicos adotados incluem técnicas de natureza qualitativa, como, a pesquisa bibliográfica para o substrato teórico, o relato de experiência na representação do estágio docente e a pesquisa colaborativa por meio de um grupo reflexivo realizado com a turma na intervenção e atuação docente. A experiência na Docência Assistida fundamentada na pesquisa-formação permitiu avanços tanto na dimensão da pesquisa, realizando intervenções no contexto educacional com vistas a transformar a realidade social, quanto na dimensão formativa, possibilitando a construção de novos saberes relacionados à prática docente e articulados as teorias educacionais.