Este estudo aborda uma análise de literatura sobre as metodologias ativas de aprendizagem e a concepção epistemológica da avaliação evidenciada na metodologia ativa de aprendizagem de Sala de Aula Invertida, uma proposta inovadora de educação em destaque no atual contexto ainda pandêmico. O objetivo da pesquisa bibliográfica foi analisar o potencial pedagógico das metodologias ativas de aprendizagem e identificar os tipos e a concepção epistemológica de avaliação utilizados na prática da metodologia ativa de Sala de Aula Invertida. Assim, realizou-se a busca de referências bibliográficas no Banco de Dissertações do Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Dossiê de Periódicos Eletrônicos Brasileiros, no Google Livros e na Scientific Electronic Library Online (SciELO), no período de novembro de 2022 a janeiro de 2023. Os artigos, livros e tese selecionados trouxeram reflexões e proposições sobre as metodologias ativas e concepções de avaliação. Para tanto, fundamentou-se na Análise Textual Discursiva (ATD), a qual se caracteriza como uma metodologia de cunho qualitativo que visa compreender fenômenos e discursos. O estudo reforçou a importância do uso das metodologias ativas inovadoras e adoção de prática pedagógica de avaliação processual e flexível. No entanto, para sua melhor efetivação no contexto escolar, é necessário contornar obstáculos como a mudança de postura dos professores e demais profissionais da educação, no sentido de transformar e se transformar por meio do processo de formação continuada.