Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A NATUREZA, O BRINCAR E AS INF NCIAS: ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DA SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE RIO LARGO-AL.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as experiências pedagógicas e socioambientais promovidas na Semana Mundial do Brincar no mês de maio de 2023 pelo Sistema Municipal de Ensino de Rio Largo-AL, que teve como tema: “A Natureza no Brincar”. Desse modo, levando em consideração o Brincar como um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento da Educação Infantil, propostos pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e sua importância para o desenvolvimento saudável das crianças, as experiências realizadas no município foram norteadas por momentos formativos com a equipe docente da etapa da Educação Infantil. Em 2022 foi realizada a formação ''Desemparedamento da educação Infantil: viver e aprender nos espaços externos'' e em 2023 a formação ''Desemparedamento da Educação Infantil: As múltiplas linguagens no cotidiano das crianças''. As experiências desenvolvidas pelos professores foram analisadas pela equipe técnica da diretoria de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Rio Largo-AL, a partir da seguinte tríade: a natureza, o brincar e as infâncias. O referencial teórico-metodológico tem como embasamento documental as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2009), a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) e a contribuição dos autores como Vigostky (2008), Brougère (1997) , Fortunati (2009), entre outros/as. A promoção destas discussões e ações em torno da natureza no brincar foi crucial pois proporcionou aos docentes um novo olhar em torno do planejamento das brincadeiras, interações, os espaços, tempos, materiais e diferentes contextos infantis, tendo como resultado o engajamento do poder público e da sociedade na conscientização sobre a importância da relação criança, natureza e o direito ao brincar do âmbito escolar ao social.

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