Este trabalho tem como principal objetivo tratar sobre os principais impactos relacionados ao meio ambiente através do projeto Educação Sustentável: protagonistas conectados com o futuro, este foi executado na Escola Cidadã Integral ENE Cassiano Ribeiro Coutinho, localizada na zona urbana do município de Sapé /PB. As ações produzidas sensibilizaram os discentes sobre a importância da preservação através de práticas inovadoras de maneira interdisciplinar, transdisciplinar em discussão e aplicação de metodologias ativas junto a disciplina de geografia, envolvendo toda comunidade escolar. A metodologia utilizada para elaboração deste trabalho foi a pesquisa-ação e pesquisa bibliográfica, produzindo novos olhares para a realidade social em que o educando está inserindo, com o compromisso perante as questões que norteiam a problematização de construção de conhecimentos necessários, na busca da preservação do meio ambiente com ações sustentáveis e interligadas a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.. Como aporte teórico foi utilizado como referência estudos de diferentes autores entre eles: ALBUQUERQUE (2013); CAVALCANTE, L.S, (2001); FURTADO, Celso (1968); GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N (2003) e entre outros. Estabelecendo através da utilização de metodologias inovadoras foi possível desenvolver a conexão entre a teoria e prática, as quais ampliam o conhecimento e resultam em uma aprendizagem significativa que viabiliza a busca de soluções em relação aos problemas dentro e fora dos muros das escolas.