O presente trabalho visa apresentar modelos didáticos como metodologia ativa de ensino em Citogenética, visto que é um assunto abstrato e complexo para o entendimento de muitos alunos. Nem sempre as imagens conseguem ajudar para uma aprendizagem, por isso os modelos didáticos contribuem para uma experiência palpável, onde o aluno poderá não só ter contato com um modelo representativo do assunto, como também detectar as estruturas no próprio modelo, contribuindo para uma aprendizagem prática e significativa. Essa iniciativa contribui também para a interação professor-aluno, para uma educação inclusiva, possibilitando a inclusão de alunos com deficiência visual, também contribui para o desenvolvimento cognitivo do aluno e coparticipação dele na construção e aprendizagem. A metodologia consiste em construções de modelos didáticos, que podem ser feitos tanto pelos alunos quanto pelo professor, e podem ser utilizados materiais recicláveis ou materiais com baixo custo benefício para ser acessível a todos os que forem trabalhar na construção. Vale salientar também, a importância da coparticipação do aluno no processo da sua própria aprendizagem, pois ele estará desenvolvendo habilidades e competências enquanto constrói o modelo didático. Os modelos didáticos podem ser utilizados nos três anos do ensino médio para uma melhor abordagem dos conteúdos de citogenética. Dessa forma os modelos didáticos, tornam-se uma importante ferramenta, concedendo aos alunos melhor compreensão acerca do assunto abordado.