Este trabalho tem por objetivo geral apresentar as questões da educação contemporânea em relação aos temas política, ideologia e poder. De início, a base teórica de Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) fundamenta parte do ponto de vista da educação para a sociedade brasileira desde o século XX até os dias atuais. Para tanto, desenvolve-se o assunto com os seguintes objetivos específicos: conceituar os termos política, ideologia e poder; apresentar o pensamento freiriano para a educação brasileira; e, discorrer sobre as questões da educação. Desse modo, justifica-se a presente investigação filosófica a partir de materiais bibliográficos, websites e artigos científicos. A presente discussão toma como base o quadro teórico-metodológico da Filosofia Bakhtiniana da Linguagem (BAKHTIN, 1981) no tocante à análise do discurso de Freire (1987, 1997, 2001), aplicado o método de extração das heterogeneidades: marcada, mostrada e não mostrada, e constitutiva do discurso freiriano sobre a política na educação e o conceito de ideologia, que são perpassados pelo conceito de poder, expressamente na necessidade de repensar o sistema educacional contemporâneo. A direção metodológica concentra-se na abordagem a natureza qualitativa e método dedutivo em razão do exame da linguagem. Como resultados esperados, demonstram-se as relações entre política, ideologia e poder no tocante à educação atual. Sendo assim, a pergunta que se estabelece é a seguinte: como delimitar pressupostos da educação brasileira no tocante à política, ideologia e poder na sociedade contemporânea?