Na Educação Infantil, possibilitar uma aprendizagem significativa através de experiências e vivências é fundamental para envolver e despertar o interesse das crianças pelo que está sendo vivenciado. Logo, a prática da audição de histórias é o primeiro passo para formar grandes leitores, seguido da pseudoleitura. E nesta perspectiva de envolver as crianças neste processo de ensino-aprendizagem, aplicou- se uma metodologia específica, voltada principalmente para releitura do livro paradidático Quem sou eu? Van Gogh e de obras do artista holandês, como: Noite estrelada, Girassóis e Autorretrato de Saint-Rémy, nas turmas do infantil III A e B, na escola Salesiana Padre Rinaldi, em Carpina-PE, com um quantitativo médio de 18 crianças por turma. O método utilizado com a turma foi uma pesquisa de campo, onde as crianças e suas famílias puderam explorar as atividades propostas e vivenciar de forma lúdica está imersão no mundo da leitura através das várias linguagens que a obra pôde proporcionar. As professoras estabeleceram como objetivo estabelecer relação entre a obra e as mais diversas linguagens que possibilitam a leitura de forma lúdica e prazerosa, considerando as especificidades infantis e a cultura em que cada criança está inserida. Os resultados alcançados se deram de forma satisfatória e foram descritos através do cronograma e anexo.