O presente artigo visa, a partir de um relato reflexivo concernente às experiências em um estágio supervisionado unido ao Alfaletrar — projeto de recomposição da aprendizagem —, pensar acerca do ensino que professores apresentam em sala de aula e da aprendizagem obtida por alunos que frequentam a educação básica. O referente Estágio de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental foi realizado na E. E. E. F. Maria Emilia Oliveira de Almeida, uma instituição de ensino público, da rede estadual, em Campina Grande (PB), que oferta as séries do ensino Fundamental II, do 6o ao 9o ano. A turma com a qual trabalhamos foi a do 6o ano “D” que contava com 22 estudantes matriculados. Com base nos estudos de Silva e Alves (2018) construímos uma sequência didática ressaltando o eixo leitura e os sinais de pontuação, para trabalharmos esses dois elementos no gênero textual crônica com ênfase no tipo textual diálogo. Antes de lecionar, fizemos um período de observação na escola em que cumpririamos o estágio, verificando as aulas conduzidas pela nossa supervisora e professora titular da turma. Este foi um período marcado por dias em que não houve aula e em alguns momentos acreditamos não ser possível finalizar o estágio, considerando a quantidade de imprevistos e obstáculos que encontramos durante o percurso. Contudo, realizando os ajustes adequados, conduzimos cada aula planejada e tivemos o desfecho de um estágio supervisionado que é consequência de um trabalho em equipe. Conforme preconiza Flach e Behrens (2008) ministramos aulas expositivas-dialogadas, momentos de leitura e exercícios sobre a pontuação, bem como o tipo verbal de cada oração. Priorizando a participação dos alunos, conseguimos contribuir para a formação escolar desses discentes que compõem o amplo sistema educacional em nosso país.