O presente trabalho visa abordar a atuação nas atividades de socioeducação desenvolvidas pela reaPODERE (Rede de Estudos e Afrontamentos das Pobrezas Discriminações e Resistências), projeto de extensão universitária vinculado à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, na comunidade Estrada Velha em Acarape - Ceará, através de relatos de experiência e análises teóricas. A comunidade possui características marcantes de estigmas e invisibilização por parte do poder público e da sociedade, por ocupar um espaço periférico e de zona rural, situado em um contexto de vulnerabilidade social. A realização das oficinas é uma forma de buscar o fortalecimento das potencialidades encontradas nas crianças e adolescentes pertencentes ao local, através de um viés de empoderamento individual e coletivo, a partir das diversas dimensões da vida social, tendo como base a educação popular em uma perspectiva freiriana. Entendendo o impacto da pobreza no desenvolvimento das crianças e adolescentes, acredita-se fortemente que a educação é o meio mais propício de ressignificar a realidade, partindo de princípios decoloniais e interseccionais nas práticas enquanto extensionista, visa-se uma construção coletiva de uma extensão crítica e de forma horizontalizada. Portanto, o referencial teórico consiste nos dilemas e possibilidades da atuação da reaPODERE enquanto extensão universitária, a socioeducação como forma de empoderamento na infância e a extensão universitária a partir de um viés decolonial e interseccional. Os resultados consistem em elucidar como a extensão universitária possibilita o estímulo do protagonismo de crianças e adolescentes em situação de pobreza, direcionando para a compreensão das possibilidades na promoção da participação social e aumento da autonomia e da liberdade.