Neste artigo discutimos os desafios enfrentados pelas docentes para formação de leitores nos anos iniciais do ensino fundamental e as estratégias utilizadas para formar leitores. Nesta direção, contemplamos os seguintes autores Vieira (2008), Rizzatti (2008), Mortatti (2014), Fujita, e Franco (2018), Araújo e Tassoni (2018) além de alguns dispositivos que norteiam a educação nacional no que se refere ao ensino de Língua Portuguesa. O percurso metodológico utilizado para a execução deste estudo foi um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa e relatos de experiências. Assim, elaboramos um questionário online no Google forms que enviamos no aplicativo de mensagens instantânea, o WhatsApp das professoras. Nesse sentido, as professoras relatam os desafios vivenciados para formar leitores nos anos iniciais e quais estratégias têm desenvolvido para fomentar a prática de leitura entre os alunos, tendo em vista que algumas das escolas públicas não dispõem de biblioteca. Dessa forma, dentre as dificuldades na formação de leitores relatados pelas professoras destacamos o alto índice de estudantes não alfabetizados conforme estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular-BNCC (2018) e do não acompanhamento familiar.