PROJETOS E AFETOS: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SOCIOAFETIVAS NA ESCOLA PAROQUIAL DO LOTEAMENTO SAMAMBAIA – PETRÓPOLIS/RJ
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98206 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4712 "inscrito_id" => 95 "titulo" => "PROJETOS E AFETOS: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SOCIOAFETIVAS NA ESCOLA PAROQUIAL DO LOTEAMENTO SAMAMBAIA – PETRÓPOLIS/RJ" "resumo" => "O presente artigo pretende analisar a prática pedagógica e socioafetiva presente nos projetos aplicados durante o primeiro semestre do ano letivo de 2023, na Escola Paroquial do Loteamento Samambaia, em Petrópolis - RJ. Projetos que integraram diretamente as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, Educação Ambiental e Artes, mas que não ficaram restritos somente às disciplinas descritas, foram trazidos pelos educandos para as outras disciplinas, para os eventos da escola e para a comunidade. O objetivo é perceber como a interação entre a equipe docente, em suas reuniões pedagógicas e de formação, criou uma estrutura socioafetiva a partir dos interesses apresentados pelos educandos, seus encantamentos e criações o que nos fez verificar as inúmeras possibilidades de ensino/aprendizagem e a necessidade de uma formação pedagógica com foco na afetividade. Em um recorte, analisaremos os projetos do Ensino Fundamental – anos finais, com a participação das docentes em seus relatos de trabalho, e a maneira como os projetos fluíram para outras disciplinas e para além dos muros da escola. Tais relatos serão analisados juntamente com a avaliação dos educandos em relação aos projetos: áreas de interesse, situações de aprendizagem e análise-crítica dos resultados apresentados pelos educandos. Muito mais que uma atividade de observação e coleta de dados, a metodologia baseia-se na troca entre professores e educandos na possibilidade de integrar as questões de aprendizagem com as emoções e as transformações sociais e pessoais geradas pelos projetos, buscando verificar as mudanças socioafetivas e como elas integram o contexto de uma transformação com possibilidades educacionais ou, como diria Freire, uma História com possibilidades a partir da transformação pedagógica, afetiva e social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID95_TB4712_20112023192249.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL CRISTINA COELHO GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "RAQUEL COELHO" "autor_email" => "quelccoelho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98206 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4712 "inscrito_id" => 95 "titulo" => "PROJETOS E AFETOS: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SOCIOAFETIVAS NA ESCOLA PAROQUIAL DO LOTEAMENTO SAMAMBAIA – PETRÓPOLIS/RJ" "resumo" => "O presente artigo pretende analisar a prática pedagógica e socioafetiva presente nos projetos aplicados durante o primeiro semestre do ano letivo de 2023, na Escola Paroquial do Loteamento Samambaia, em Petrópolis - RJ. Projetos que integraram diretamente as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, Educação Ambiental e Artes, mas que não ficaram restritos somente às disciplinas descritas, foram trazidos pelos educandos para as outras disciplinas, para os eventos da escola e para a comunidade. O objetivo é perceber como a interação entre a equipe docente, em suas reuniões pedagógicas e de formação, criou uma estrutura socioafetiva a partir dos interesses apresentados pelos educandos, seus encantamentos e criações o que nos fez verificar as inúmeras possibilidades de ensino/aprendizagem e a necessidade de uma formação pedagógica com foco na afetividade. Em um recorte, analisaremos os projetos do Ensino Fundamental – anos finais, com a participação das docentes em seus relatos de trabalho, e a maneira como os projetos fluíram para outras disciplinas e para além dos muros da escola. Tais relatos serão analisados juntamente com a avaliação dos educandos em relação aos projetos: áreas de interesse, situações de aprendizagem e análise-crítica dos resultados apresentados pelos educandos. Muito mais que uma atividade de observação e coleta de dados, a metodologia baseia-se na troca entre professores e educandos na possibilidade de integrar as questões de aprendizagem com as emoções e as transformações sociais e pessoais geradas pelos projetos, buscando verificar as mudanças socioafetivas e como elas integram o contexto de uma transformação com possibilidades educacionais ou, como diria Freire, uma História com possibilidades a partir da transformação pedagógica, afetiva e social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID95_TB4712_20112023192249.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL CRISTINA COELHO GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "RAQUEL COELHO" "autor_email" => "quelccoelho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }