O presente artigo pretende analisar a prática pedagógica e socioafetiva presente nos projetos aplicados durante o primeiro semestre do ano letivo de 2023, na Escola Paroquial do Loteamento Samambaia, em Petrópolis - RJ. Projetos que integraram diretamente as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, Educação Ambiental e Artes, mas que não ficaram restritos somente às disciplinas descritas, foram trazidos pelos educandos para as outras disciplinas, para os eventos da escola e para a comunidade. O objetivo é perceber como a interação entre a equipe docente, em suas reuniões pedagógicas e de formação, criou uma estrutura socioafetiva a partir dos interesses apresentados pelos educandos, seus encantamentos e criações o que nos fez verificar as inúmeras possibilidades de ensino/aprendizagem e a necessidade de uma formação pedagógica com foco na afetividade. Em um recorte, analisaremos os projetos do Ensino Fundamental – anos finais, com a participação das docentes em seus relatos de trabalho, e a maneira como os projetos fluíram para outras disciplinas e para além dos muros da escola. Tais relatos serão analisados juntamente com a avaliação dos educandos em relação aos projetos: áreas de interesse, situações de aprendizagem e análise-crítica dos resultados apresentados pelos educandos. Muito mais que uma atividade de observação e coleta de dados, a metodologia baseia-se na troca entre professores e educandos na possibilidade de integrar as questões de aprendizagem com as emoções e as transformações sociais e pessoais geradas pelos projetos, buscando verificar as mudanças socioafetivas e como elas integram o contexto de uma transformação com possibilidades educacionais ou, como diria Freire, uma História com possibilidades a partir da transformação pedagógica, afetiva e social.