CABRAL, Valquiria Elisângela et al.. . Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/99193>. Acesso em: 23/12/2024 01:32
O presente artigo tem a finalidade analisar sobre o uso da tecnologia no processo de alfabetização. Tendo em vista que, nos últimos anos, as taxas de analfabetismo continuam elevadas, especificamente no 3º ano do ciclo de alfabetização, apresentaremos uma proposta de ensino, utilizando o método fônico, numa perspectiva multi e interdisciplinar. Utilizando-se da tecnologia, abordaremos a construção do aplicativo de alfabetização: “Mundo das Letras. Alfa”, tornando a alfabetização prazerosa ao inserir conteúdos que façam parte do cotidiano das crianças, ampliando as possibilidades de aprendizagem, permitindo fazer conexões com outras áreas do conhecimento, para compreender relevância da alfabetização. Além disso, a tecnologia pode oferecer um ambiente de aprendizagem mais envolvente e motivador, aumentando o interesse e participação dos alunos. O aplicativo “Mundo das Letras. Alfa”, poderá ser utilizado para professores e alunos, cada um com ambiente propício e direcionado a sua especificidade. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa qualitativa, com aporte de revisão bibliográfica, e entrevistas com os participantes envolvidos, abordando os temas: alfabetização, letramento, método fônico, políticas de educação e tecnologias educativas, bem como análise dos aplicativos já criados. Assim, este trabalho busca trazer alternativas para a prática do professor alfabetizador, reduzindo a taxa de analfabetismo e retenção no ciclo de alfabetização.